A Airbus registrou a patente de um avio de passageiros hipersnico que voaria mais rpido at do que o famoso Concorde.
Segundo os documentos do Departamento de Patentes dos Estados Unidos, onde o projeto foi registrado, o jato poderia atingir velocidades de at Mach 4,5, ou quatro vezes e meia a velocidade do som, que de 340 metros por segundo.
O Concorde chegava a uma velocidade de Mach 2.
Os documentos registrados no escritrio americano tambm falam em um “veculo areo ultrarrpido e mtodo relacionado de locomoo area”.
Apelidado de Concorde 2.0, a aeronave tem o potencial de fazer trajetos como entre Londres e Nova York (5,5 mil quilmetros) em cerca de uma hora.
Seguindo essa proporo, o trajeto entre Londres e So Paulo, de 9,5 mil quilmetros, tambm poderia ser vencido em cerca de duas horas, uma enorme economia em relao s atuais cerca de 12 horas.
MOTORES
Segundo os documentos registrados pela Airbus, a nova aeronave usaria vrios tipos de motores para vrios fins e a energia viria de hidrognio estocado a bordo do avio.
Turbinas de jato embaixo da fuselagem e um motor de foguete na parte traseira so usados na decolagem. E a aeronave subiria na vertical, como um nibus espacial.
Uma vez no ar, as turbinas seriam desligadas e recolhidas e o motor de foguete ento iria dar o impulso para a aeronave subir a uma altitude de cerca de 30,5 quilmetros.
Ento, motores a jato do tipo que geralmente se usa em msseis seriam ligados e o voo alcanaria a velocidade de Mach 4,5.
‘MONTANHA-RUSSA’
O site PatentYogi, especialista em explicar ideias de patentes, afirma que a rota de voo desta aeronave seria algo como “a mais alta montanha-russa do mundo”.
O hipersnico teria assentos parecidos com redes para os passageiros, algo necessrio para viajar com conforto a esta velocidade.
E os passageiros a bordo da aeronave no teriam que dividir a cabine com outras centenas de pessoas como ocorre atualmente nos avies.
O pedido de patente da Airbus descreve a aeronave mais como um jato particular com capacidade de levar apenas 20 passageiros por viagem.
Em seu registro de patente a Airbus tambm sugere que a aeronave no seria usada apenas em voos comerciais, mas tambm teria uso militar.
CUSTOS
O Concorde foi retirado de circulao pela Airbus em 2003 devido aos altos custos de operao da aeronave.
Na dcada de 1970 o jato supersnico gerou reclamaes devido poluio sonora e os estrondos snicos que causava com suas quatro turbinas.
Como resultado, o Concorde foi proibido de sobrevoar terra em alta velocidade e nunca conseguiu se transformar em uma opo financeiramente vivel para a indstria. A aeronave s operava servio de txi areo para viagens transatlnticas de alta altitude voltada para os passageiros mais ricos do mundo.
Vale lembrar que o pedido de patente para esta nova aeronave no trata da questo dos estrondos snicos. Mas, em teoria, ao decolar quase na vertical, este barulho se dissiparia em todas as direes e no chegaria ao cho.
Para os que esto ansiosos para agendar o voo, preciso lembrar que muitos pedidos de patente no so transformadas em produtos reais, apesar de a tecnologia descrita no projeto poder chegar a alguns produtos da Airbus.
A prpria Airbus tambm tentou tirar parte da importncia do projeto, afirmando em uma declarao que o design baseado em “conceitos e ideias (que esto) em um estgio muito inicial”.
Na verdade, a ideia foi publicada pela primeira vez em 2011 e apenas agora comeou a ser divulgada pois conseguiu a aprovao do Departamento de Patentes dos Estados Unidos.
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