Alemanha lança brochura de Turismo sem Barreiras com novidades
Aproveitando os Jogos Paralímpicos no Brasil, o gerente do Centro de Turismo Alemão (DZT) em Frankfurt, Olaf Schliepe veio ao Brasil para divulgar o segmento de sustentabilidade no país, com foco no Turismo Sem Barreiras. Para isso, será lançada nesta quinta-feira (15) na Casa da Alemanha no Rio de Janeiro, uma brochura que reúne um pouco das experiências que o segmento oferece no país.
Em visita à redação do MercadoEventos, Schliepe contou que o material chamado “Viajar com acessibilidade na Alemanha” possui 145 exemplos de atrações sem barreiras. Algumas novidades são os parques naturais, que agora possuem adaptações para mobilidade sem barreiras, tours para deficientes visuais e auditivos, e passeios até o topo de árvores.
“O nosso trabalho também é mostrar que a Alemanha está sendo se renovando inclusive neste quesito. É importante atingir este público que tem um grande potencial turístico e de movimentação econômica”, disse. Segundo o executivo, atualmente são cerca de 140 milhões de pessoas na Europa com algum tipo de dificuldade de locomoção.
“Como todos já sabem, a Alemanha é um país que oferece em toda a sua infraestrutura produtos e serviços de qualidade, além das cidades e regiões planejadas para atender a todos e garantir a acessibilidade em todos os cantos”, complementou Margaret Grantham, diretora de Marketing do DZT.
Para identificar e mapear os locais de acessibilidade no país foi criado o projeto Turismo Para Todos. Com essa campanha de qualidade, cerca de 140 pessoas inspecionam os serviços turísticos e avaliam vários estabelecimentos, determinando a oferta de cada um. O resultado disso é dividir as informações em diferentes grupos de acessibilidade, que agora passam a ser identificados por selos de certificação de regiões e rotas do turismo de forma unificada.
As avaliações estão em andamento no país e são identificadas por níveis de acessibilidade. “Após finalização no próximo ano, tudo será detalhado em um bando de dados e compartilhado com o mercado nacional”, contou ainda Schliepe.