Alemanha: viagens a lazer crescem e movimentam faturamento

Informaes foram divulgadas durante a 43 GTM que acontece em NurembergueInformaes foram divulgadas durante a 43 GTM que acontece em Nurembergue

Informações foram divulgadas durante a 43ª GTM que acontece em Nurembergue

Motivado, principalmente, pelo lazer, o turismo na Alemanha segue em crescimento. De acordo com a CEO do Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB), Petra Hedorfer, cerca de 61% das viagens provenientes de fora do continente se dão por motivos de lazer, enquanto 55% das viagens de europeus para a Alemanha se dá pelo mesmo motivo.

A viagem motivada para visitar um amigo ou familiar também apresentou um forte crescimento e está sendo observado como uma tendência, representando 11% nas viagens internacionais fora do continente e 21% das viagens dentro da Europa. Já as viagens motivadas por negócios diminuíram 1%, representando 24% do total das viagens dentro do continente. Fora da Europa, a estatística manteve-se inalterada e corresponde à 28% dos motivos.

VIAGENS MAIS LONGAS, GASTOS MAIS ALTOS

A executiva ainda apontou que as viagens estão ficando mais longas, com um aumento de 6% nos roteiros em torno de sete noites, enquanto os roteiros curtos, de até três dias, caíram 2%. “O gasto por dia por passageiro também cresceu. Ao todo os 53,6 milhões de viagens realizadas por europeus para o país no ano passado geraram 32, bilhões de euros de retorno. Um acréscimo de 7% em comparação com 2015. Os países que mais contribuíram com o turismo foram a Suíça (3,9 bilhões de euros gastos em 2016), Polônia (3,8 bilhões de euros) e Reino Unido (2,5 bilhões). Calcula-se que o gasto por passageiro por viagem ficou em torno dos 602,80 euros, um aumento de 3% frente ao ano anterior. Por dia, o gasto por pessoa é aproximadamente de 98,80 euros.

Já o turismo internacional proveniente de outros continentes gerou um retorno de 20,2 bilhões de euros, um crescimento de 9% em comparação com 2015. Os destinos que mais movimentaram a economia da Alemanha foram: Estados Unidos (+11%, com 5 bilhões de euros), China (+15%, com um total de 4,6 bilhões de euros), Estados do Golfe Árabe (+ 14%, com 3,2 bilhões de euros) e índia, motivado principalmente pelas compras do turismo de luxo, com um crescimento de 8%, somando 0,8 bilhão de euro.

CRESCE NÚMERO DE RESERVAS POR OTA’S

Hedorfer ainda apontou que o viajante está se tornando cada vez mais novo, sendo o principal destino procurado pelos jovens de 14 a 25 anos. Talvez por isso, as reservas via agências de viagens tenham crescido tanto. “Dois terços dos europeus utilizam a internet no processo da reserva”, destaca a CEO.

De acordo com a executiva, 84% (+5% em relação à 2015) dos europeus e 88% (+1) dos turistas dos outros continentes utilizaram a internet para reservar a viagem em 2016. Deste dado, 70% (+5%) dos europeus e 79% (+3%) dos turistas internacionais compraram a viagem via internet. E apenas 14% (+8%) dos europeus e 9% (-20%) dos viajantes internacionais utilizaram a ferramenta para pesquisar sobre o destino. Em relação aos viajantes que comparam direto com agências de viagens, os números apresentaram quedas: -7% dos europeus e -¨6% dos turistas internacionais não usufruíram da ferramenta.