Antonieta discute os caminhos do Turismo com o secretário …
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito e a secretária de Turismo, Maria Eunice Grötzinger, participaram nesta segunda-feira (17) de uma palestra seguida de debate, promovidos pelo Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo — Secovi (Sindicato da Habitação), na sede da entidade em São Paulo, com o secretário Estadual, Roberto de Lucena sobre “Os projetos da Secretaria de Turismo para o Desenvolvimento do Setor”.
No debate, a prefeita Maria Antonieta falou sobre a importância do turismo estadual começar a participar do Programa Litoral Sustentável, que trabalha além da questão habitacional, a segurança, a sustentabilidade e a inclusão das pessoas, uma vez que Guarujá é uma cidade turística.
Ela perguntou ainda ao secretário Roberto de Lucena quais as ações que a pasta pretende fazer para ajudar os municípios que estão realizando esforços para trazer seleções, que venham se aclimatar antes do início dos Jogos Olímpicos.
A prefeita — que também estava acompanhada da secretária adjunta de turismo de Santos, Miriam Guedes e da representante da Secretaria de Turismo do Estado para a Baixada Santista e Vale do Ribeira, Celina Linhares —, lembrou que mesmo sendo um evento esportivo é fundamental que o Turismo do Estado assuma este momento protagonista para alinhar os municípios da região enquanto destinos integradamente, e potencializar suas participações.
“Os Jogos são importantes para o País, assim como foi a Copa. Guarujá e Santos receberam seleções e esta é uma nova oportunidade de entrada de recursos para a cidade e de desenvolvimento para fazer investimentos em infraestrutura turística”, declarou a prefeita.
Roberto de Lucena respondeu que a Secretaria de Turismo não tem assento no Programa Litoral Sustentável, mas que a prefeita Antonieta fez uma ‘bela provocação, uma bela reflexão’. “Eu não tenho resposta para você agora. Vou me debruçar e me aprofundar sobre o programa e me comprometo, ainda esta semana, a lhe dar um posicionamento. Entendo a sua intervenção como um chamamento e que vale a pena a Secretaria fazer esse exercício.”
Já sobre os Jogos Olímpicos, o secretário estadual disse que a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento constituíram um grupo de trabalho em que o Turismo faz parte. “Estamos organizando o movimento de São Paulo de preparação para esse evento. Certamente nas próximas semanas, o Estado divulgará conjuntamente, entre todas as secretarias, qual será o movimento do governo para os Jogos”, disse Lucena.
Para a secretária de turismo de Guarujá, Maria Eunice Grötzinger, o evento foi importante para realizar novos encontros com o setor. “A prefeita pôde entregar pessoalmente ao secretário estadual o nosso material em inglês com os atrativos da Cidade, que estamos levando aos chefes de missões estrangeiros visando os Jogos Olímpicos. Pudemos também ter contato com representantes de diversos setores de interesse do desenvolvimento turístico sustentável da nossa cidade além, é claro, de conhecer as propostas do secretário Roberto de Lucena para os próximos anos”, pontuou Eunice.
O evento foi aberto pelo vice presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários, Caio Sergio Calfat Jacob, que destacou as atividades econômicas movimentadas pelo turismo desde o transporte até bares e restaurantes. “São Paulo está em oitavo lugar em promoções de eventos internacionais. Temos praias, campo, cachoeiras, esportes e o melhor parque hoteleiro do Brasil e temos muito ainda a oferecer.”
Em sua palestra, o secretário Roberto de Lucena se disse surpreso com o potencial turístico do Estado e a economia poderosa que gira em torno do setor, que conheceu ao assumir a Pasta. “São Paulo destina R$ 350 milhões para o fomento e o desenvolvimento do turismo através de 70 cidades que são indutoras do turismo que são as nossas estâncias. Isso já coloca o Estado na vanguarda no turismo nacional”.
Lucena aproveitou para anunciar o Primeiro Inventário Turístico de São Paulo. “Isto é importante, porque sem números concretos, sem números confiáveis não há como se fazer planejamento no turismo. Hoje temos uma base de dados muito dispersa e cada fonte tem um número diferente e estamos iniciando o inventário com total parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, já a partir da próxima semana”, explicou.
O Secretário anunciou também a elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento do Turismo no Estado de São Paulo. “Se não soubermos onde queremos chegar não chegaremos a lugar nenhum. Precisamos pensar a longo prazo e a construção deste Plano é importante que este diálogo que abrimos hoje possa ser permanente e aprofundado”, disse.
O evento contou ainda com a participação do presidente do Secovi, Cláudio Bernardes, dos deputados federal, Ricardo Izar (PSD) e estadual, Itamar Borges (PMDB), de vereadores da Capital, além de dezenas de empresários ligados ao setor de turismo.