Após voo inaugural, empresa começa a operar trecho Manaus-Aruba
Avião pousou por volta das 13h desta quarta-feira (13) (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
A Empresa Nacional de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) celebrou, na tarde desta quarta-feira (14), o início das operações do voo Manaus-Aruba. A aeronave da empresa caribenha InselAir pousou pela primeira vez na capital por volta das 13h. A cidade é a primeira do Brasil a receber os voos da companhia. Serão realizadas duas viagens semanais, às quartas-feiras (Aruba-Manaus) e aos domingos (Manaus-Aruba). O trajeto dura menos de três horas e tem preço promocional de US$ 340 ida e volta.
O voo inaugural foi recebido com festa no Aeroporto Internacional Eduado Gomes, localizado na Zona Centro-Oeste da capital amazonense. Entre os passageiros, jornalistas latinoamericanos e funcionários da InselAir. À imprensa, o presidente da companhia, Jurgen Lippinkhof, revelou que existem planos de outras rotas para Manaus. “O voo hoje é o nosso primeiro no Brasil, mas vai ser seguido de outros. Curaçao está nos nossos planos. Devemos iniciar em junho. Queremos também iniciar voos nas madrugadas em breve. Manaus é uma cidade grande que pode nos conectar ao Brasil. Temos uma cooperação com a Gol, que vai nos trazer pessoas de todo o país”, disse, acrescentando que, depois da capital amazonense, a empresa deve expandir para Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).
Artur recebeu comitiva da InselAir no aeroporto de Manaus (Foto: Camila Henriques/G1 AM)
O prefeito de Manaus, Artur Neto, esteve no aeroporto para receber a comitiva da InselAir. Para ele, a vinda da empresa é uma prova de que a capital pode viver do turismo. “Esse voo nos abre o mercado do Caribe. Com isso, pode-se ir para os Estados Unidos. Futuramente, quem sabe não podemos ligar Manaus e Madri?”, disse. “Manaus tem vocação para ser uma das três principais capitais do turismo no Brasil, junto com o Rio de Janeiro e São Paulo”, acrescentou.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), os passageiros do voo terão a chance de conhecer lugares próximos na viagem a Aruba, como Bonaire, Curaçao, Georgetown e Valencia.