Aproveite o verão para conhecer o bairro mais boêmio de Santiago
As temperaturas agradáveis do verão em Santiago fazem deste período o ideal para conhecer as ruas e parques da capital chilena. Um dos bairros centrais, o Lastarria, oferece um ambiente boêmio repleto de marcos arquitetônicos e museus.
Desde 1997 o bairro é considerado uma ‘Zona Típica’, região protegida devido ao seu valor histórico e arquitetônico. Nas ruas, há construções que levam a assinatura de arquitetos renomados, como Luciano Kulczewski.
Alvaro9804/Wikimedia Commons
A boemia se concentra na Plaza Mulato Gil de Castro, cercada de cafés, restaurantes, livrarias e teatros. Lá também está o Museu de Artes Visuais, onde ficarão expostas até fevereiro as obras vencedoras do 10º Prêmio MAVI/Minera Escondida, voltado a jovens artistas plásticos chilenos. Ao lado, o Museu Arqueológico de Santiago apresenta a cultura indígena Mapuche pelo olhar do artista visual Francisco Huichaqueo, com objetos e vídeos.
Às margens do rio Mapocho, o Parque Forestal é passagem obrigatória para aproveitar a natureza. Lá está o Museo Nacional de Bellas Artes, fundado em 1880 e com entrada gratuita, onde é possível conhecer coleções de arte chilenas e mundiais, além de participar de eventos frequentes. Até 10 de janeiro haverá a exposição fotográfica “La Nave”, de Demian Schopf, e também a mostra “Orozco Rivera Siqueiros – Pintura Mexicana”, com obras de uma exposição de artistas mexicanos que foi cancelada na época do golpe militar chileno, em 1973. Até o dia 24 de janeiro também poderão ser vistas obras do renomado pintor chileno Iván Vial, com peças de 1950 a 2004.
Carlos yo/Wikimedia Commons
Também com entrada gratuita, o Museo de Arte Contemporáneo expõe até 22 de janeiro uma coleção de objetos, softwares e imagens que buscam traduzir em fenômeno físico o som, e até o dia 29 uma mostra com 200 peças do próprio acervo apresenta a história do museu em paralelo à chilena.
Outro passeio imperdível é o Cerro Santa Lucía, onde é possível apreciar a arquitetura e os jardins, além das paisagens de Santiago em um mirante 360˚que recompensa todo o esforço da subida.
Não muito longe dali fica o Centro Cultural Gabriela Mistral, o GAM, um belo prédio contemporâneo com uma praça aberta. Não deixe de checar as programações de teatro, música e dança, e confira a exposição gratuita “Motivos de barro”, inspirada em um poema da autora chilena que batiza o lugar, relembrando os 70 anos de seu Nobel de Literatura.
Os cinemas e teatros da região também valem uma visita, além de galerias como a PLOC!, voltada para os amantes de quadrinhos. E, por fim, aproveite as feiras de antiguidades e livros. Uma delas ocorre de quinta-feira a domingo no calçadão da rua José Victorino Lastarria. A outra, realizada pela Agrupación Cultural Lastarria Mistral, ocorre no GAM de quartas a sábados.
Hospedagem
Divulgação/Lastarria Boutique Hotel
Para aproveitar de perto tudo isso, a melhor opção é se hospedar no Lastarria Boutique Hotel, que fica em uma charmosa casa de 1927, exemplo perfeito da bela arquitetura local.
O hotel tem 14 apartamentos exclusivos, divididos em quatro categorias –superior, deluxe, junior suíte e suíte. Todos eles possuem frigobar e tecnologia de última geração, que inclui TV LED e cofre digital.
Além de uma destacada gastronomia, com café da manhã e chá da tarde em estilo britânico e o restaurante Deli Lounge, o hotel conta com jardim, piscina e solário, além de serviços como traslados ao aeroporto, wi-fi, jornais entregues diariamente nos apartamentos, room service, business center, equipe poliglota e babás.
Divulgação/Lastarria Boutique Hotel
O hotel também se encarrega de reservas de restaurantes e confirmações de voos, e para completar a excelência do atendimento indica parceiros para atividades como aulas de espanhol, city tours, visitas a museus, partidas de tênis e golfe e excursões a vinícolas ou estações de esqui.
As diárias custam a partir de US$ 289 (cerca de R$ 1.080) por apartamento single ou duplo. Mais informações no site www.lastarriahotel.com.