Arik Air reduz ainda mais backlog da Boeing ao trocar B747s por B787s
A tendência da modernidade também chegou ao espaço aéreo comercial africano. Enquanto muitas companhias aéreas internacionais, aos poucos, aposentam suas respectivas frotas do icônico B747-400, a Arik Air também fez por onde, nesta segunda-feira (30), para se afastar do widebody que foi fenômeno por muitas décadas. As duas unidades que estavam, até então, encomendadas, foram trocadas pelos modernos B787-9 Dreamliners, o que faz encolher ainda mais o backlog (carteira de pedidos firmes) do B747 nas linhas de montagem da Boeing.
Atualmente, a grande parte dos B747s encomendados fazem arte da versão freighter, ou seja, serão destinados ao transporte de cargas. A taxa de encomenda estão tão baixa que a Boeing até decidiu, em janeiro de 2016, como vimos aqui no ME, reduzir a produção da aeronave para apenas 0,5 unidade por mês, até que seja cumprida as ordens de encomenda restantes, como aconteceria com a Arik Air, que encomendou o modelo lá em 2011.
O valor de compra era de US$ 529 milhões. Fontes ligadas à companhia acreditam que a troca de modelo foi a escolha mais acertada possível, já que seria uma aeronave muito mais notável para operar nos EUA e Reino Unido.