A Avianca Brasil negocia parcerias para fortalecer sua estratégia de expansão
A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea no país, confirmou nesta terça-feira (14) ao jornal Valor Econômico que negocia uma fusão com a Avianca Holdings, que opera na Colômbia, Peru, Equador e Caribe, em um negócio que inclui acordos comerciais e de capital que estão sendo negociados também com a United Airlines, terceira maior empresa de aviação dos Estados Unidos.
De acordo com o Presidente da United, Scott Kirby, a ideia deve aprofundar o relacionamento entre as empresas. “As duas companhias têm uma longa história de parceria por meio da Star Alliance, e estamos ansiosos para melhorar nossa cooperação”, disse ele. As três companhias fazem parte da mesma aliança, em que conseguem compartilhar programa de milhas e passageiros.
Desde novembro do ano passado a Avianca Brasil analisa a possibilidade de um parceiro financeiro ou estratégico para entrar com mais capital na empresa.A mudança na legislação brasileira, aumentando de 20% para 49%, em vias de ser aprovada pelo Governo vai permitir uma participação de capital estrangeiro maior nas companhias aéreas nacionais também é um fator que pode influenciar nessa negociação.
Em junho do ano passado, a Avianca Holdings contratou o Bank of America Merrill Lynch (BofA) para encontrar um sócio para injetar capital da empresa.