Boulevard Olímpico abre nesta sexta-feira com programação de lazer; confira
A partir desta sexta-feira (05/08), quando começa oficialmente a Rio 2016, abre ao público também o Boulevard Olímpico, o maior Live Site da história dos Jogos Olímpicos. O projeto, uma realização da Prefeitura do Rio, vai transmitir as principais competições esportivas e promover eventos diversos a todos os cariocas e turistas. O Boulevard Olímpico é gratuito e prevê três espaços montados na cidade. O maior deles, com quase três quilômetros de extensão, ficará na área do Porto Maravilha; outro ficará no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro e o terceiro no Centro Esportivo Miécimo da Silva. A organização dos dois primeiros é da Gael Comunicação e a do de Campo Grande, da Prefeitura.
Segundo Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo da cidade, a proposta do projeto do Boulevard Olímpico é integrar a cidade com os jogos, para que todos, tendo ou não ingressos, possam curtir o clima olímpico. “Durante a Copa do Mundo, a arena do Fan Fest montada em Copacabana foi o coração do evento na cidade. Como o local será palco de competições em 2016, estudamos outras opções e também a ampliação do número de espaços.
O objetivo deste projeto é funcionar como um verdadeiro ponto de encontro entre o espírito carioca e o espírito olímpico, numa grande confraternização. No Boulevard Olímpico montado no Porto, o público poderá ainda ver de perto a grande transformação urbana da região e visitar seus novos e antigos atrativos, como o Museu do Amanhã, o MAR e a Orla Conde”, explica.
Porto – Na Zona Portuária, o evento acontecerá no trecho da orla entre a Gamboa e a Praça XV. No local, o público poderá assistir às principais provas olímpicas em telões de alta definição, localizados em palcos que terão uma programação diária de shows, além de conferir uma série de apresentações de artistas de rua e outras intervenções culturais. A área terá também atrações como o Balão Panorâmico Skol, que vai subir a 150 metros de altura para encantar ainda mais os visitantes com um ângulo diferente da cidade; um bungee jump da Nissan para quem se atreve a desafiar a altura; uma maquete do Rio de Janeiro feita de blocos de montar, uma pop up store Nike, o showroom Samsung Galaxy Studio, a Parada Coca-Cola com shows e atrações, o Museu Itinerante “Se Prepara Brasil” da Bradesco Seguros, entre outros.
O palco principal, batizado de “Encontros”, ficará localizado na Praça Mauá, próximo ao Museu do Amanhã. A construção terá um telão para a transmissão das competições e uma programação de 30 shows ao logo do período dos Jogos Olímpicos. A agenda prevê duas apresentações por dia e vai proporcionar aos visitantes encontros de nomes como Johnny Hooker convidando Elza Soares, Suricato convidando Erasmo Carlos e Paralamas do Sucesso com Nação Zumbi, entre outros. O palco vai abrigar também a final do Passinho de Ouro, duelo do passinho, que terá suas eliminatórias realizadas no Boulevard Olímpico do Parque Madureira. Todos os dias, às 22h, haverá uma queima de fogos de artifício localizada atrás do Museu do Amanhã.
Praça XV – Na altura da Praça XV ficará o “Palco Tendências”, que terá também um telão para transmissão oficial dos jogos e shows diários, e será o ponto do “Encontro de Carnavais”, projeto que vai reunir o melhor do Carnaval do Rio de Janeiro: a tradição das escolas de samba e a diversidade dos blocos, uma reunião de bambas de todos os tipos pela primeira vez num mesmo “palco”, em pares da mais intensa – e carioca – alegria. Com direção musical de Pretinho da Serrinha e consultoria artística do jornalista Aydano Andre Motta, será um programa imperdível para turistas e moradores. O calendário inclui os encontros de Mangueira e Cordão do Boitatá, São Clemente e A Rocha, Portela e Bola Preta, Beija-Flor e Simpatia é Quase Amor, entre outros.
Na Rua Barão de Teffé, próximo ao acesso pela Gamboa, ficará o “Palco Amanhã”, onde o público poderá conferir a apresentação de novos nomes da música, como Banda Strobo, Mãeana, Barbara Ohana e Matheus VK. Nas tardes de domingo, acontecerão algumas das festas mais tradicionais da cidade: Festa Selvagem, Festa Noturna – comandada pelo DJ Rodrigo Penna -, e o Baile do Viaduto de Madureira misturando tribos e estilos musicais.
Neste trecho ficará exposto ao público o maior grafite do mundo. O painel, de 2500 m², é assinado pelo muralista Eduardo Kobra, que tem trabalhos espalhados por mais de 20 países. A arte, que estará concluída para a inauguração do Boulevard Olímpico, se chamará “Etnias” e foi inspirada nos aros olímpicos que representam os cinco continentes.
Ainda na Orla Conde haverá uma intervenção colaborativa do artista francês JR, intitulada Inside Out: o público é convidado a participar através de fotos instantâneas impressas em formato de lambe-lambe que serão coladas no chão formando um grande mosaico durante todo o evento. A Pira Olímpica, a maior atração do Live Site, ficará pela primeira vez instalada fora de um estádio olímpico. Localizada em frente à Igreja da Candelária, proporcionará ao público a chance de estar perto e fotografar este ícone dos jogos.
“Esta será uma oportunidade única de democratizar o símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que pela primeira vez vai estar ao alcance de toda a população. A Pira vai ser a grande estrela do Boulevard Olímpico e vai deixar o evento ainda mais conectado com os Jogos”, complementa Antônio Pedro.
Ao longo de todo o perímetro do Boulevard serão realizadas diariamente performances de artistas de rua, entre malabaristas, atores, mímicos, dançarinos e músicos, num total de 238 performances. Entre elas, destacam-se VJ Suave – um artista que utiliza um triciclo equipado com um projetor que vai dar vida ao espaço urbano e realizar projeções para o público – e o “Mini Trio Soul do Rio de Janeiro”, comandado pelo “consultor de carioquice” William Vorhees, que vai “passear” diariamente pelo Boulevard levando música e alegria para o público.
Outra intervenção que promete atrair a atenção dos visitantes é a projeção no Edifício “A Noite”. Idealizada pelo artista Paulinho Sacramento, criador do Festival de Vídeo Mapping do Rio de Janeiro, pretende impactar o visitante da Praça Mauá criando imagens que ludicamente misturem a cidade com os Jogos Olímpicos, usando artifícios 3D para criar ilusões de ótica. “O Boulevard Olímpico vai representar o espírito dos Jogos, levando ao público experiências multiculturais. Vai ser uma grande confraternização onde cariocas e turistas brasileiros e estrangeiros poderão vivenciar as Olimpíadas”, afirma Gaetano Lops, Diretor Geral da Gael Comunicação.
Horários de funcionamento
Porto Maravilha (Jogos Olímpicos): de 9h à 0h
Parque Madureira (Jogos Olímpicos): das 9h às 22h
No Porto Maravilha haverá 50 Food Trucks e 16 bares espalhados ao longo dos três kms de evento.