Brasil é o terceiro país com mais ‘viajantes conectados’ no mundo

O uso do smartphone durante todo o processo de viagem está em ascensão. É o que aponta um estudo feito pelo site TripAdvisor com 34 mil turistas do mundo inteiro. De acordo com a pesquisa “TripBarometer Viajante Conectado”, 42% dos entrevistados usam o smartphone para planejar ou reservar uma viagem

Analisando os resultados por região, a América do Sul conta com a maior proporção desses viajantes em todo o mundo (57%), seguida por Oriente Médio (55%) e Ásia (49%). No Brasil, esse índice é de 59%, atrás apenas da China e da Tailândia, ambos com 65%.

Bet Noire/iStock

Bet Noire/iStockBet Noire/iStock

No Brasil, 59% dos turistas usam o smartphone para planejar férias e reservar acomodações e atrações

O levantamento identificou que 45% dos viajantes conectados costumam usar seus smartphones para reservar atrações, 72% usam os aparelhos para procurar restaurantes enquanto estão de férias e 34% esperam que as acomodações ofereçam check-in via dispositivos móveis.

Reservas via smartphone 

O uso de aplicativos de reservas de viagens têm crescido a cada dia ––de acordo com o levantamento, o número de usuários desse recurso tem dobrado ano a ano. Em 2014, cerca de 4% dos entrevistados afirmaram reservar hotéis por meio de apps –estatística que cresceu para 8% neste ano. Entre os viajantes conectados, esse montante é de 11%. Um e cada cinco turistas pertencentes a esse grupo afirmam que fazem reservas por meio de aplicativos pelo fato de ser uma forma mais fácil ou rápida para finalizar o processo e 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

Em relação à utilização do dispositivo móvel para fazer reservas, os viajantes conectados são duas vezes mais propensos a esse hábito do que os outros turistas. Notebooks e computadores, no entanto, ainda são os mais usados para fazer reservas de hotéis: 50% dos entrevistados usaram notebooks e 32% usaram o computador para reservar a acomodação em sua última viagem.

Destinos

A China deve receber o maior número de viajantes conectados em 2015. Cerca de 60% dos entrevistados que planejam visitar o país nos próximos 12 meses se enquadram neste quesito. Na sequência, estão Austrália (57%), Tailândia (55%) e Itália (54%). Já 61% dos viajantes que pretendem visitar o Brasil nos próximos 12 meses são conectados.

A pesquisa revela ainda que os viajantes conectados são mais propensos a utilizar seus smartphones para organizar suas viagens de forma mais eficiente (44%) e reservar acomodações durante as viagens (37%). Além disso, eles tendem a usar seus dispositivos para fazer pesquisas quando já estão no destino: 72% usam seus smartphones para procurar restaurantes, 67% para procurar o que fazer e 64% para ler avaliações.