O que era esperado aconteceu. Pela primeira vez na história o Brasil perdeu a liderança do ranking no quesito de turistas estrangeiros. A Argentina passou a ocupar o primeiro lugar ao receber 6,7 milhões de turistas internacionais contra 6,58 milhões que vieram ao Brasil no mesmo período. De acordo com Natalia Pisoni, coordenadora de Promoção Internacional do Improtur para o Brasil, os números mostram o sucesso da estratégia de promoção internacional.
“Isso se deve não apenas ao trabalho realizado junto aos países da América Latina e Estados Unidos, como também a um conjunto de medidas como a redução de impostos para hotelaria, maior conectividade aérea e um esforço conjunto do Governo em fortalecer a indústria do turismo”, adiantou.
No ano passado a Argentina investiu perto de US$ 80 milhões em promoção internacional, volume que representa quatro vezes mais do que o disponibilizado para a Embratur. O volume de turistas brasileiros chegou a 1,24 milhões. Esses dados comprovam que o volume de turistas brasileiros cresceu na ordem de 15% enquanto o de turistas internacionais registrou um aumento de 20% entre 2016 e 2017.