Cade aprova e Qatar Airways passa a ser proprietária de 10% da Latam

A320_02_LATAM

Investida da Qatar demorou quatro meses para ser aprovada

Agora é oficial! O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra de 10% da companhia aérea Latam pela Qatar Airways. O negócio foi anunciado em julho e dependia do aval das autoridades regulatórias brasileiras e chilenas. A Qatar pagou US$ 613 milhões pela participação na Latam. Na época, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirmou que “a Latam representa uma grande oportunidade de investimento e suporte ao desenvolvimento da nossa relação de longo prazo”.

A entrada do novo acionista se dará por meio de uma operação de aumento de capital, na qual a Latam emitirá novas ações. Os acionistas minoritários poderão exercer uma opção para participar da oferta, nas mesmas condições. A Latam é resultado da união da brasileira TAM com a chilena LAN.

“Estamos muito orgulhosos em anunciar a entrada da Qatar como acionista da Latam, o que reafirma os laços que ambas companhias já tem como membros da aliança oneworld. Este investimento valoriza o que temos construído como Latam e respalda o projeto do grupo para o futuro. Além de fortalecer nossa posição financeira, isso nos permite explorar novas oportunidades de conectividade com a Ásia e o Oriente Médio, bem como outras áreas de cooperação”, destacou Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam.