Cartazes do século 20 retratam como o Rio era apresentado aos turistas
Por muitos anos, o Rio de Janeiro foi a porta de entrada para a América Latina para os viajantes que vinham da Europa e dos Estados Unidos. Para conquistar cada vez mais novos turistas, as companhias marítimas e aéreas usavam as belezas da cidade como artifícios. As empresas contratavam artistas que pintavam as paisagens paradisíacas em cartazes convidativos, divulgados mundo afora.
Divulgação
Alguns destes cartazes estarão expostos no Instituto Art Déco Brasil, no Rio de Janeiro, a partir do dia 17 de novembro na exposição intitulada “Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo”.
A mostra traz 40 cartazes, que levaram 40 anos para serem reunidos. Encontrados em diversos pontos do mundo, sobretudo Paris, Londres e Nova York, onde o colecionismo estimula leilões, galerias e especialistas, os exemplares pertencem à Coleção Berardo.
O Rio de Janeiro é até hoje uma das cidades mais desejadas pelos turistas de todo o mundo. Além de suas belezas naturais, há todo um imaginário sobre as festas, as tradições culturais e a vida artística da cidade. Nas primeiras décadas do século 20, numerosas edições de cartazes e também de cartões-postais foram produzidas para levar o espírito do Rio para outras cidades e países.
Rio de Janeiro como Destino – Cartazes de viagem, 1910-1970 Coleção Berardo
Datas: 17/11 a 17/01/2016.
Horário: 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), das 14h às 18h.
Onde: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Ancora s/nº, Centro)
Quanto: R$ 8. Entrada grátis aos domingos