Casal de jornalistas vai ‘investigar’ felicidade em volta ao mundo
A felicidade está ao alcance de todos. É com essa premissa que os experientes jornalistas cariocas Bruna Talarico e Felipe Carneiro criaram o projeto Gente Extraordinária. Por dois anos, eles irão conduzir uma investigação sobre como a busca de cada um pela felicidade interfere e molda o mundo hoje.
O Gente Extraordinária reunirá as histórias de pessoas do mundo todo em textos, fotos, vídeos e áudios. Multimídia, o conteúdo será publicado diariamente e centrado nas redes sociais: o objetivo é atrair o público jovem pela interface que ele já conhece e conquistar a audiência com uma abordagem emocional e inspiradora.
Felipe O
“Nosso sonho é formar e resgatar leitores, principalmente os mais jovens. Para isso, queremos apresentar cada lugar visitado por um olhar mais pessoal: o das pessoas que moram ali”, explica Bruna. “Escolhemos um tema universal, de alto valor para a geração dos millennials, e investimos em plataformas que fazem parte da maneira como eles já consomem informação”, complementa Felipe.
O projeto será realizado durante longas viagens pelo mundo. Para entrar na vida dos habitantes, eles se hospedarão nas casas de moradores locais. A jornada começa em dezembro.
A primeira parada é a Oceania, continente onde ficarão por quatro meses. A ordem dos destinos seguintes será escolhida em conjunto com os seguidores do Gente Extraordinária.
“Centramos todo o nosso modelo de negócios no colaborativo. Queremos engajar nossos leitores, deixando que eles participem ativamente de nossas decisões. É um valor importante para eles e para nós, que também pertencemos à geração Y”, diz Bruna.
Para financiar o projeto, eles recorreram a todo o dinheiro juntado ao longo da vida e lançaram uma campanha de financiamento coletivo no Catarse. Lá, eles pedem colaboração financeira apenas para os deslocamentos dentro da Oceania, o primeiro continente a ser explorado. Em dez dias, alcançaram mais de 30% da meta.
Nas telas do cinema
As salas de cinema Cine Santa Teresa, Cine Cândido e Cine Museu da República vão dar espaço, pela primeira vez na história do crowdfunding, a um projeto de financiamento coletivo ainda durante sua captação.
Durante 40 dias, antes de todas as sessões, será veiculado o vídeo que promove a campanha do Gente Extraordinária no Catarse: trata-se de uma investigação sobre como a busca individual pela felicidade interfere e molda o mundo em que vivemos.
O vídeo é assinado pela Ovelha Ruiva Filmes, uma das vencedoras do Prêmio Curta Rio, que viabilizou a produção de 10 curta-metragens pelo aniversário do Rio de Janeiro.