Casal tira ano sabático e cria campanha para ajudar Nepal
A ideia de planejar, economizar, largar empregos estáveis e vender bens, como carros, para realizar a tão sonhada volta ao mundo não é novidade. Mas são histórias que sempre inspiram.
Foi o que fez o casal Leonardo Joucowski, 32 anos, e Daniela Nalin, 29 anos, que resolveram tirar um ano sabático e percorrer o mundo.
A aventura da catarinense Daniela e do paranaense Leonardo começou em fevereiro pela Namíbia, na África, e desde então eles já passaram por 39 cidades de nove países.
Fotos: Arquivo pessoal
A viagem está sendo registrada no blog “Better Way“. Na página eles revelam os lugares por onde já passaram e o quanto já gastaram. A ideia, segundo o casal, é incentivar outras pessoas a conhecerem povos diferentes e suas culturas, além de refletirem sobre a importância de ajudar o próximo.
Em cinco meses de viagem, os dois contam o quanto aprenderam sobre a conexão que existe entre os povos independentemente de suas distâncias. Na Tanzânia, por exemplo, eles contam que tiveram a oportunidade de assistir o noticiário e ficaram chocados com a série de terremotos que havia atingido o Nepal.
“Olhávamos aquelas imagens e não acreditávamos no que estávamos vendo. Desde que começamos a nos planejar para essa viagem, o Nepal foi o nosso país-chave para o roteiro. A rota é inteiramente baseada em estar lá entre os meses de setembro e outubro, pois essa é a melhor época para aproveitar as montanhas”, conta Dani.
Desde então, o casal tem procurado formas de ajudar o povo nepalês. E, ao entrar em contato com os locais, eles descobriram que o Nepal aceita três tipos de ajuda: promoção de turismo, aplicações em programas de voluntariado e doações para entidades de apoio.
O turismo é a principal fonte de renda do país por ser o maior atrativo de montanhismo e da natureza do mundo, uma vez que o Nepal se encontra na maior cadeia de montanhas do mundo –entre elas o Everest, a mais famosa de todas e a razão do apelido do país ser “topo do mundo”.
Foi daí que surgiu a ideia de criar uma campanha de crowdfunding para arrecadar dinheiro e promover o turismo local através da realização da famosa caminhada ao acampamento-base do Everest.
O objetivo de Daniela e Leonardo é levantar R$ 5.000 e mostrar as belezas da região. Saiba mais sobre a campanha em kickante.com.br.
O casal sempre foi ligado à aventura, antes mesmo da volta ao mundo. Nos dez anos juntos, eles já fizeram caminhadas pelos destinos mais famosos da América Latina, como o Circuito W em Torres del Paine, no Chile, e a chegada ao topo da base do Monte Fitz Roy, na Argentina. Em 2010, o casal passou 30 dias percorrendo mais de 15 mil km pelo Chile, Argentina e Uruguai.