Centenária, bolo Floresta Negra é atração da Alemanha
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
A combinação perfeita de ingredientes já é conhecida em todo o mundo, mas o que pouca gente sabe é que cada um deles é uma referência aos tradicionais trajes femininos da região da Floresta Negra, no sul da Alemanha.
Suas blusas brancas são homenageadas com um creme tipo chantilly; os vestidos pretos são o chocolate granulado; e os inconfundíveis chapéus de bolas vermelhas, conhecidos como bollenhut, se transformaram em cerejas, além do ingrediente mais importante: Schwarzwälder Kirchwasser, a aguardente de cerejas da Floresta Negra.
Divulgação/Germany Travel
O destino abriga uma área de 200 km de norte a sul e 80 km de leste a oeste, considerada o maior parque natural de toda a Alemanha, e fica na fronteira com a França e a Suíça, no estado alemão de Baden-Württemberg.
Espécie de embaixadora da região, a torta teria sido criada pelo confeiteiro Josef Keller, em 1915, na cidade de Radolfzell. Outra versão seria a de uma torta similar, criada nos anos 30, em um café de Tübingen.
Divulgação/Blackforest Tourism
É tanta tradição que a invenção entrou para o Livro Guinness dos Recordes. Em 2006, a maior torta Floresta Negra foi criada por 13 confeiteiros, no Europa Park Rust. A receita levou 5.600 ovos, 800 kg de cerejas, 700 litros de creme, mais de mil quilos de massa e 110 litros de kirschwasser.
Floresta Negra, durante temporada de neve, na Alemanha
Floresta Negra
Trilhas para caminhadas e ciclismo são os destaques naturais de Freudenstadt, uma das cidades da Floresta Negra, na Alemanha
Vista do centro de Freudenstadt, na Floresta Negra, na Alemanha
Vista do Lago Sankenbach, atrativo natural de Baiersbronn com trilha circular ao redor de suas águas
Bolo Floresta Negra