Chile fecha 2016 com recorde de 5,6 milhões de turistas estrangeiros
O ano de 2016 foi de recorde para o turismo no Chile. Mais de 5 milhões e 640 mil turistas estrangeiros visitaram o país no ano passado; um aumento de 26% em relação a 2015. Os dados são da Divisão de Estudos da Subsecretaria de Turismo.Segundo o órgão, entre os estrangeiros que visitaram o Chile um dos mercados mais expressivos é a Argentina, com 2,900 milhões de viajantes, que aumentaram suas chegadas ao país em 49%. Outro mercado que cresceu para o Chile foi o dos Estados Unidos, com 208 mil turistas e um crescimento de 12%.
A chegada de europeus cresceu 9% em relação a 2015, o que equivaleu a quase 450 mil turistas provenientes deste continente. Os destaques são os italianos, que aumentou 24%; os ingleses, com 11%; os franceses, com 10,2%; os espanhóis, com 6,3%, e os alemães, com 3,9% de crescimento no número de visitantes.Na América do Sul também se destacam as chegadas de colombianos, com um crescimento de 13%, e de peruanos, com 12%. Entre outros mercados importantes para o Chile, estão o aumento de 11% das chegadas de australianos. Os chineses tiveram um importante aumento, de 49%.
Para o ministro de Economia, Fomento e Turismo, Luis Felipe Céspedes, o aumento de 26% no número da chegada de turistas estrangeiros no Chile “responde às estratégias que o governo tem investido, com um plano de marketing internacional focado, que inclui uma nova campanha de promoção internacional. Isso se soma às políticas de facilitação de vistos e de taxas”.