China investe na produção de iguarias como trufas para atrair estrangeiros
Viajar China em busca da experincia gastronmica autntica geralmente se resume a espetinhos de escorpio ou bichos da seda, carne de cachorro (para os coraes mais fortes) e pimenta, muita pimenta.
Entretanto, abertos influncia ocidental, os chineses agora passam a oferecer nos cardpios produtos “made in China” de qualidade superior e mais confortveis ao paladar do estrangeiro.
o caso dos vinhos. Os produtores locais ainda precisam gastar muita energia para convencer os consumidores a dar uma chance aos rtulos nacionais –em bons restaurantes, o turista pode s encontrar marcas de fora.
A regio autnoma ao norte do pas Ningxia, porm, tida como a grande promessa na produo da bebida –abocanhou 36 das 43 medalhas dadas ao pas no prmio Decanter Asia Wine Awards 2015.
Vem de Yinchuan, capital da regio, o nico vinho chins vendido por taa no hotel cinco estrelas Peninsula Shanghai: o cabernet sauvignon com merlot da vincola Legacy Peak (a R$ 116 a taa).
O vinho, de taninos suaves, cai bem com a deliciosa carne de carneiro de Ningxia (popular na rea devido aos chineses muulmanos da regio).
“Tem sido bem aceito, especialmente entre ocidentais. E os chineses esto comeando a se interessar” diz Jean-Claude Terdjemane, sommelier dos restaurantes do hotel.
As bebidas que vm ganhando destaque podem ser encontradas, em Pequim, em locais como os restaurantes Duck de Chine e TRB e o supermercado Jenny Wang.
TRUFAS E CAVIAR
Cerca de 1.500 quilmetros a sudeste de Yinchuan, em um lago cercado por natureza exuberante, gestado outro produto que amealha reconhecimento pela qualidade e, aos poucos, aparece em mais menus: o caviar.
Desde 2006, a empresa Kaluga Queen oferece diferentes variedades de ovas de peixes esturjes criados no belo lago Qingdao –conhecido como o das mil ilhas–, a duas horas e meia de carro da prspera cidade de Hangzhou.
A empresa tem uma variedade da iguaria que vem do cruzamento das espcies kaluga e amur, segundo a companhia s cultivadas no pas (a iguaria mais cremosa e tem gosto mais forte do que o da variante siberiana).
O caviar nacional tem destaque, por exemplo, no cardpio do Dadong, restaurante da capital famoso por servir o pato de Pequim. Na casa, possvel provar as ovas com a crocante pele do pato (a R$ 55 por pessoa).
Um terceiro produto que surge no panorama, mas sem a mesma fora, a trufa produzida no sudoeste do pas.
Serko Wang, que comercializa trufas e cogumelos de um vilarejo nos arredores de Kunming (provncia de Yunnan), diz que os chineses perceberam o potencial comercial das trufas h 20 anos, com olhos no mercado ocidental –j que o ingrediente estranho gastronomia nacional.
Na Europa, porm, a trufa chinesa vista como um produto sem muito gosto ou perfume, misturado indevidamente s preciosas irms italianas e francesas.
As trufas selvagens do vilarejo visitado pela Folha ficam em um terreno que, a rigor, pode ser explorado por qualquer um, o que faz com que sejam colhidas pelo primeiro que as encontra, antes do amadurecimento –as amostras provadas no estavam maduras e no tinham perfume ou sabor marcantes.
Mas a melhoria desse processo e a dificuldade de importao das europeias fazem com que a opo nacional venha aparecendo em restaurantes do pas.