Com mais conforto e app de reservas, táxis de NY contra-atacam Uber
Os taxistas de Nova York, que, como os de outras metrpoles, se veem em apuros por causa do servio de carros compartilhados Uber, comearam o contra-ataque: agora oferecem veculos mais cmodos e um aplicativo para reservas.
Nesta semana, a espaosa minivan NV200 da Nissan oficialmente se tornou o modelo de referncia que todas as companhias devero comprar medida que renovem sua frota.
Esteticamente, um carro nem remotamente parecido com o emblemtico veculo imortalizado por Martin Scorsese no filme “Taxi Driver”. Mas tem vantagens como controle individual de ar-condicionado, espao para quatro pessoas na parte traseira, carregadores de celular e teto solar.
Para o senhor Chang, um motorista de Hong Kong de 58 anos, o modelo parece “mais cmodo que o Coroa Victoria”, modelo de base atual construdo pela Ford. “Mas ainda no houve muitas respostas dos clientes”, conta ele.
Cerca de 800 minivans NV200 amarelas j percorrem as ruas de Nova York, segundo Josh Clifton, do departamento de comunicao da montadora na Amrica do Norte.
“Em mdia, os proprietrios de txis em Nova York compram ou substituem cerca de 2.600 veculos por ano”, explica. Portanto, daqui a cinco anos a maioria dos 13 mil txis amarelos da cidade j sero NV200.
Ao impor este modelo (exceto quando se compra um carro de motor hbrido), as autoridades locais buscaram revitalizar o servio oferecido pelos taxistas tradicionais, que esto sendo desafiados pela erupo do Uber no mercado.
Depois de uma queda de brao com a empresa californiana, o prefeito de Nova York suspendeu, no final de julho, um projeto que buscava impor limite ao crescimento da frota do Uber.
O Uber um aplicativo que conecta motoristas de veculos de alto padro a passageiros e exige o registro do condutor e do passageiro. A tarifa costuma ser menor que as dos txis tradicionais, que, como defesa, reclamam da ausncia de regulamentao desse novo sistema.
“Os negcios no vo to bem”, constata Chang. “Antes, era possvel fazer trs ou quatro viagens por semana ao aeroporto. Agora, vamos uma vez a cada duas semanas.”
RESERVAS
A outra frente de contra-ataque do exrcito amarelo um aplicativo para smartphones que se chama Arro e foi lanado oficialmente nesta semana. A reserva de txis era um servio que quase no existia em Nova York, onde s se consegue um carro chamando na rua.
Agora o Arro prope um sistema de pedidos similar ao do Uber, por meio da geolocalizao. O usurio v em seu telefone onde esto os txis mais prximos e obtm o tempo estimado para o carro chegar –como so aplicativos brasileiros, como 99Taxi e Easy Taxi.
Diferentemente do Uber, o preo da corrida no se decide de antemo.
O Arro se associou com a empresa especializada em tecnologia para txis Creative Mobile Technologie (CMT), que j equipou 7.000 carros em Nova York, afim de popularizar rapidamente o aplicativo.
Por enquanto, Arro no aufere registros de passageiros e no definiu qual ser seu modelo econmico, explicou seu porta-voz, Michael Woloz, segundo quem a empresa busca “sobretudo ganhar clientes”.