Companhia aérea testa robô para ajudar passageiros em aeroporto

Seu voo atrasa, voc chega em cima da hora para fazer a conexo e est perdido. Em vez de correr de forma desorientada ou procurar desesperadamente por um funcionrio, um rob vem at voc e o guia, pelo melhor caminho, at seu porto.

a ideia que a companhia area holandesa KLM ps em prtica, com testes iniciados no ltimo dia 30, em um dos aeroportos mais movimentados da Europa, o Schiphol, em Amsterd.

O rob, batizado de Spencer, foi desenvolvido nos ltimos dois anos pela empresa, em parceria com a SME Bluebotics, universidades locais e o prprio aeroporto de Schiphol.

Nessa primeira fase, ele no vai interagir com passageiros, mas apenas com funcionrios envolvidos no projeto. Em maro de 2016, depois de ajustes, a ideia que o projeto seja ampliado e os testes sejam feitos com atores e funcionrios da KLM para, em seguida, envolver passageiros reais –primeiro, s chineses (o pas considerado um mercado estratgico e prioritrio para a companhia); depois, de outras nacionalidades.

O objetivo do projeto ter um “funcionrio” que possa organizar grupos e os ajudar a se guiar pelo aeroporto.

J nos testes o rob Spencer capaz, segundo a empresa, de reconhecer emoes das pessoas, localizar quiosques de check-in e funcionar como um totem para digitalizao e impresso de cartes de embarque.

De acordo com o site Engadget, a tecnologia vai permitir que o rob cheque constantemente se as pessoas que ele deve ajudar esto de fato o acompanhando e que ele consiga desviar de obstculos como um grupo de turistas ou carrinhos de bagagem soltos pelo saguo.

Divulgao

o rob Spencer, que a KLM est desenvolvendo para ajudar turistas no aeroporto de Schiphol, em Amsterd; os testes comeam em dezembro/2015
O rob Spencer em laboratrio de universidade