Companhias aéreas fazem promoções de passagens em classe executiva

Com o dlar alto e a crise no setor areo, as companhias esto com promoes consideradas inditas para passagens executivas.

“Quase todas as empresas esto fazendo isso, porque a oferta est maior do que a demanda. Esto vindo promoes de executiva muito grandes, que ns jamais tivemos no Brasil. Mesmo com o dlar alto, est mais barato viajar hoje do que no ano passado”, afirma o vice-presidente administrativo da Abav (Associao Brasileira de Agncias de Viagens), Edmar Bull.

No incio de novembro, um bilhete de executiva pelas companhias TAM, American Airlines e Delta, com sada do Rio de Janeiro para Orlando, com embarque em junho de 2016, custava US$ 799 (sem taxas), segundo cotao do Grupo High Light, empresa consolidadora de passagens areas.

A mesma viagem saa, em mdia, por US$ 2.100 no mesmo perodo do ano passado. “Ficou 38% mais barata”, diz a coordenadora de vendas da High Light, Adriana Sales.

As companhias United e Azul tambm fizeram promoes similares. A Copa Airlines tinha passagens executivas para Orlando no ms de novembro por US$ 460, ainda de acordo com a High Light.

Segundo Marcos Balsamo, vice-presidente do Grupo Alatur, empresa especializada em viagens corporativas, um bilhete de executiva para os EUA custava entre US$ 3.000 e US$ 4.000 antes das tarifas promocionais.

A maioria das promoes eram para destinos nos Estados Unidos, Canad e Caribe, mas a TAM tambm oferecia tarifas baixas para capitais europeias em novembro. Uma viagem para Madri, na Premium Business, custava US$ 1.700 a partir de So Paulo, e US$ 999, do Rio.

RESULTADOS

Tanto para os agentes de viagens, como para as consolidadoras e companhias areas, as promoes tiveram um bom retorno. “Conseguimos ter um faturamento melhor, embora tenhamos que vender muito mais passagens, porque o valor do ticket mdio caiu muito”, explica Sales.

Na TAM, a estratgia tambm funcionou. “Para ns, quanto mais passageiros tiverem oportunidade de provar e se fidelizarem com esse servio, melhor. Quando h menos demanda, acabamos fazendo mais promoes, e, conforme o tempo passa, adequamos evoluo da demanda”, diz Claudia Sender, presidente da TAM.

A agncia de viagens Copastur, especializada no setor corporativo, vendeu 23% mais bilhetes de classe executiva em agosto, setembro e outubro, em relao ao mesmo trimestre do ano passado.

Na Copa Airlines, as vendas aumentaram 13% na executiva, e 10% dos passageiros da econmica migraram para a classe mais alta.

“Tivemos descontos de quase 50%. Quem viaja de econmica tambm est provando a executiva. uma oportunidade. E o financiamento em 10 vezes tambm ajudou”, diz o gerente-geral da Copa Airlines no Brasil, Digenes Toloni.

Ainda assim, a rentabilidade diminuiu 12% de 2014 para 2015. “Ns precisamos nos adaptar a essa nova realidade de mercado, com o dlar to alto. A rentabilidade caiu, mas o nmero de passageiros subiu entre 3% e 5%, ento a perda foi menor”, conta Toloni.

O gerente afirma que, para as companhias areas, mais compensa vender uma passagem executiva com desconto do que trs ou quatro econmicas, porque a margem de lucro maior nas classes mais altas.

Segundo os agentes de turismo, as companhias aderiram s promoes em perodos distintos, entre maro e outubro de 2015. Entretanto, a maioria deve manter os descontos at dezembro, quando comea a alta temporada. As tarifas baixas devem retornar logo aps o Carnaval.

As vantagens da classe executiva variam de empresa para empresa, mas, em geral, incluem milhagem maior, assento mais confortvel, servio de bordo com bebidas alcolicas, mais opes de entretenimento e alimentao e franquia extra de bagagem.

Colaborou GIULIANA VALLONE