Confira o que você precisa saber antes de ir para Amsterdã
Passar um tempo fora de casa requer uma série de cuidados, principalmente quando o destino é internacional, como Amsterdã, na Holanda, cidade com quase 800 mil habitantes e uma população que adora passear de bicicleta.
Se você também gosta de pedalar, e prefere temperaturas mais amenas, a dica é ir entre os meses de abril e setembro, quando o dia costuma se esticar até as 22h, momento em que começa a anoitecer. Por ser alta temporada, é comum ter muitas pessoas na rua, além de atrações turísticas disputadas.
Créditos: Divulgação/KLM
Mas, é claro que isso não é problema quando queremos, no passaporte, esse carimbo tão especial da terra das tulipas, não é mesmo? Afinal, Amsterdã é uma cidade muito cosmopolita e com atrações para todos os gostos e bolsos.
A seguir, veja, resolvidas, as principais dúvidas em relação a três itens que geram bastante curiosidade e questionamentos: passaporte e visto, aeroporto de Schiphol e o I Amsterdam Card, seu melhor amigo por lá. Confira as dicas da KLM.
Visto e passaporte
Os brasileiros não precisam de visto para ficar na Holanda (e em toda a Europa) por até três meses na condição de turista, porém, é preciso ter um passaporte com validade de pelo menos três meses após a data de chegada ao país. Quem pretende estudar, trabalhar ou estender a permanência por motivos pessoais precisa garantir um visto.
No controle de imigração, leve seus comprovantes de recursos financeiros para o tempo que for permanecer no país, comprovante de hospedagem, seguro de viagem com valor mínimo de 30.000 euros e passagem de volta. É melhor sobrar do que faltar!
Maiores de 14 anos devem, sempre, portar um documento de identificação. Seu passaporte é seu documento lá fora. E, quanto mais carimbo, além de te encher de orgulho ao mostrá-lo, pode facilitar sua vida, pois os agentes de imigração conseguem ter a comprovação rápida que vários outros países já te receberam.
Aeroporto de Schiphol
O aeroporto no de Schiphol, em Amsterdã, é o quarto maior da Europa e, também, o hub da KLM. Para os brasileiros, é um portão de entrada para o mundo, já que é um importante centro de conexões, além de ser um dos mais modernos.
O Schiphol tem um terminal único com três alas de partida e quatro de chegada que estão conectadas ao Schiphol Plaza. Lá, o turista encontra um balcão de informações, agência bancária, escritório da companhia ferroviária NS, guarda-volumes, lojas, lanchonetes, bares, cafés e livrarias.
Se tiver dificuldades com o idioma local (vamos combinar que o holandês não é tão simples assim, né?), não tem problema. As placas de sinalização estão, também, em inglês. Quem viaja a trabalho vai encontrar uma estrutura com agências de correios, telefones, fax e wi-fi que permite acesso à internet em todas as áreas de Schiphol.
A KLM opera voos diretos para Amsterdã, chegando em Schipol, com partidas de São Paulo e Rio de Janeiro. O tempo estimado de viagem é de 11h40. Passageiros de outras cidades podem contar com o apoio da companhia parceira local, Gol, para realizar a conexão em SP ou RJ com destino a Amsterdã e, de lá, para outros destinos.
I Amsterdam Card
Créditos: Divulgação/KLM
O I Amsterdam Card é um cartão de benefícios essencial para quem visita Amsterdã. Ele oferece acesso gratuito aos meios de transporte, um passeio de barco pelos canais e entrada nos principais museus como o Van Gogh Museum, além de descontos em atrações turísticas e aluguel de bicicletas.
E, como todo mundo sabe, o principal meio de transporte por lá é a bicicleta. É um passeio turístico que não dá para não fazer! Sem contar que é a melhor forma de conhecer a cidade e ter uma percepção diferente dela.
Vale lembrar que, se você estiver viajando para algum outro destino com a companhia aérea holandesa, pode incluir um stop over, ou seja, uma parada programada grátis, de um ou mais dias, na ida e/ou na volta, em Amsterdã.
Mais informações em: www.klm.com.