Confira um passo-a-passo para alugar um carro
Nada de horários rígidos para cumprir, ter que ouvir guias falastrões com informações enciclopédicas ou ser obrigado a fazer amizade com desconhecidos que insistem em considerá-lo o melhor amigo da excursão.
Alugar um carro é sinônimo de autonomia.
Por isso confira esse passo-a-passo elaborado pelo site Skyscanner, antes de entrar em contato com uma locadora e decidir contratar o serviço de aluguel de veículos.
1 – Quais são os requisitos para alugar um carro?
A idade mínima exigida pelas agências de aluguel de carros costuma ser 21 anos, mas isso pode mudar de acordo com a empresa ou país onde o serviço é contratado. Outra condição comum no aluguel de automóveis é que o contratante tenha a carteira de motorista, há no mínimo dois anos.
2 – Como são calculadas as diárias e quais são as principais formas de pagamento?
Ao alugar um veículo, o usuário pagará pelas diárias equivalentes ao período em que estiver com o carro, sendo que cada diária dura 24 horas –ou seja, ao retirar o carro às 10h, o mesmo deverá ser devolvido às 10h do dia agendado para a entrega.
O horário pode variar, mas não é possível, por exemplo, retirar ao meio dia e devolver às 14h do dia seguinte – nesses casos, as duas horas extras serão contabilizadas no valor total. Em relação às formas de pagamento, o cartão de crédito é a mais comum, pois facilita também a aprovação do cadastro.
3 – Qual a diferença entre quilometragem livre e quilometragem controlada?
Na primeira opção, o locatário pode circular à vontade com o veículo alugado, sem se preocupar em pagar a mais pelo quilômetro rodado, já que este valor está incluso na conta total das diárias.
Já na quilometragem controlada, o preço das diárias não é estabelecido, mas sim contabilizado na devolução do carro, considerando o total de quilômetros percorridos durante o aluguel do veículo. Indicada especialmente para quem vai fazer pequenos percursos, essa segunda opção pode ser mais barata.
4 – Quais os documentos necessários para contratar o serviço?
É necessário portar carteira de habilitação brasileira ou internacional válida e cartão de crédito em nome do condutor do automóvel.
5 – É preciso devolver o veículo com o tanque cheio?
A maioria das locadoras de veículos exige apenas que o carro seja entregue com a mesma quantidade de combustível que havia no carro quando o mesmo foi retirado. Caso o combustível utilizado não seja reposto, é cobrada uma taxa pela falta de combustível e, em alguns casos, taxa extra de serviço. Tudo isso é cobrado na hora da devolução do carro.
Vale ressaltar que o valor do litro da gasolina estipulado pela locadora não costuma favorecer o cliente, uma vez que os preços são superiores aos dos praticados nos postos.
6 – Qualquer um pode dirigir um veículo alugado?
Não, apenas o titular da locação e pessoas indicadas por ele podem dirigir o carro. Tudo isso deve constar no contrato de locação do veículo, e os documentos requeridos para os demais motoristas, caso houver, são os mesmos para a contratação do serviço: carteira de habilitação e cartão de crédito.
7 – O que fazer em caso de multa?
O indicado é entrar em contato com departamento de trânsito local, que ficará responsável por encaminhar os detalhes de formas de pagamento do débito. Contudo, uma taxa administrativa pode ser cobrada pela locadora de veículos.
8 – Existe algum serviço adicional que pode ser contratado na locadora de veículos?
Sim. De acordo com a empresa escolhida para contratação do serviço, o consumidor pode optar entre proteção pessoal e aos ocupantes do veículo, bem como proteção a objetos deixados no carro, acessórios do veículo e proteção de rodagem.
9 – Como tirar uma Carteira de Habilitação Internacional?
Basta procurar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de sua região e se informar a respeito dos locais autorizados a emitirem a Carteira Internacional de Habilitação.
10 – Como proceder caso veículo for roubado?
Em caso de roubo do automóvel, acidente ou danos inesperados, é necessário fazer um Boletim de Ocorrência e entrar em contato com um atendente da locadora até 24 horas após o ocorrido.
Via Viagem em Pauta