Conheça a calçotada, um programas gastronômicos mais típicos da Catalunha
Se vier a Barcelona até o fim de março, não perca um ritual típico da região da Catalunha e que é praticamente desconhecido dos turistas .
Arquivo pessoal
É a Calçotada. Só acontece de dezembro a março e é quando os amigos se reúnem para comer calçotes, uma espécie de alho porró gigante, só que muito mais saboroso e suave. Os calçotes são feitos na brasa e comidos com a mão mesmo, descascando a parte externa. É preciso usar um babador, porque a sujeira é grande, mas é o que faz tudo ficar mais gostoso. Depois é servida uma parrillada com vários tipos de carne, com bons vinhos da região de Empordà.
Um programa imperdível é comer calçotes em restaurantes fora da cidade em Valls, ou alugar com os amigos uma masia, que é uma casa de pedra, típica da região, e que ficam em povoados lindíssimos, históricos e as vezes medievais. Dá pra passar um fim de semana cercado de beleza, história, comida deliciosa e bons vinhos. Toda a região de Empordà, na parte continental da Costa Brava é perfeita para isso, com destaque para algumas cidades medievais, como Monells e Pera Tallada.
Arquivo pessoal
Se não puder sair da cidade, não tem problema. Uma boa opção é o restaurante Can Travi, uma masia dentro da cidade. É um lugar bonito, com bons calçotes e ótimo serviço. Outras boas opções a menos de 30 minutos de Barcelona são:
Masia Can Villalonga: em Sant Cugat, nos arredores de Barcelona. É uma masia da idade média, que era parte do Monastério da cidade. É um lugar bonito e com ótima estrutura. www.canvillalonga.com
Can Carbonell: em Sant Just Devern, arredores de Barcelona também tem boa tradiçào em calçotes. www.cancarbonnel.com
Vale a pena, mas não esqueça que é só até o fim de março!
Texto e fotos por Ariane Landim