Conheça a maior barreira de corais do mundo, na Austrália
Com belas paisagens, a Austrália é um dos destinos que mais desperta a curiosidade dos brasileiros. Muito além dos cangurus e coalas, o país tem praias de água cristalina e a maior barreira de corais do mundo.
Os viajantes do Dubbi, plataforma colaborativa de dicas de viagens, já exploraram esse país da Oceania e dão dicas do que fazer longe de tradicionais destinos como Sydney, Melbourne e Brisbane.
Cairns
Localizada a 2.000 km ao norte de Sydney, Cairns tem como principal atração a Grande Barreira de Corais, considerada a maior do mundo, com 2.900 km de extensão. Composta por quase 3.000 recifes e 600 ilhas continentais, a região dos corais forma uma espécie de piscina natural em que é possível fazer mergulho ou snorkeling e apreciar a diversidade da vida marinha, com golfinhos, baleias e tartarugas que fazem qualquer um se sentir no filme “Procurando Nemo”.
Longe do mar, passeios levam turistas para dentro da floresta tropical de Daintree, a maior do país, com cerca de 1.200 km². Lá é possível andar de trem por serras com cachoeiras, passear de barco em rios e lagos, fazer em trilhas e encontrar mais praias paradisíacas.
A viajante Alyssa Prado, de Florianópolis, destaca que os preços em Cairns são bem mais em conta do que os de Sydney, por exemplo.
Whitehaven beach
Whitsunday Island, também ao norte de Sydney (a 1.500 km), abriga a Whitehaven Beach, considerada no país como a “praia mais bonita do mundo”. Ela tem 7 km de extensão, mar azul turquesa e areia branca.
Como o conjunto de ilhas só é acessível por barco, é preciso atravessar o mar a partir de Arlie Beach. Existem diversas opções para essa travessia, desde escunas mais simples até luxuosos veleiros. Um detalhe interessante: se não puder conhecer as grandes barreiras de corais em Cairns, também é possível visitá-las a partir de Whitsunday Island.
Byron Bay
A viajante Marina Rebuá, de Brasília, recomenda passar um final de semana nessa cidade na beira da praia, localizada entre Sydney e Brisbane, no ponto mais oriental do país. Desde que foi sede do Aquarius Festival (inspirado em Woodstock), em 1973, o local é considerado o reduto hippie australiano.
Como algumas praias têm ótimas ondas, como The Pass e Broken Hard, passou atrair também o público surfista. Observação de golfinhos e baleias a bordo de caiaques são dois dos passeios mais procurados pelos turistas. Mas há também as trilhas pela floresta tropical. Uma das caminhadas mais famosas é a que leva ao Farol do Cabo Byron, a 3 km do centro da cidade. De lá, é possível ter uma vista panorâmida da cidade, e, por tabela, o melhor pôr do sol.
Tem mais dicas de lugares para visitar na Austrália? Entre no Dubbi e ajude viajantes.