Conheça a maior barreira de corais do mundo, na Austrália

Com belas paisagens, a Austrália é um dos destinos que mais desperta a curiosidade dos brasileiros. Muito além dos cangurus e coalas, o país tem praias de água cristalina e a maior barreira de corais do mundo.

Os viajantes do Dubbi, plataforma colaborativa de dicas de viagens, já exploraram esse país da Oceania e dão dicas do que fazer longe de tradicionais destinos como Sydney, Melbourne e Brisbane.

Cairns

shutterstock_grande_barreira_coraisshutterstock_grande_barreira_corais

Localizada a 2.000 km ao norte de Sydney, Cairns tem como principal atração a Grande Barreira de Corais, considerada a maior do mundo, com 2.900 km de extensão. Composta por quase 3.000 recifes e 600 ilhas continentais, a região dos corais forma uma espécie de piscina natural em que é possível fazer mergulho ou snorkeling e apreciar a diversidade da vida marinha, com golfinhos, baleias e tartarugas que fazem qualquer um se sentir no filme “Procurando Nemo”.

Longe do mar, passeios levam turistas para dentro da floresta tropical de Daintree, a maior do país, com cerca de 1.200 km². Lá é possível andar de trem por serras com cachoeiras, passear de barco em rios e lagos, fazer em trilhas e encontrar mais praias paradisíacas.

A viajante Alyssa Prado, de Florianópolis, destaca que os preços em Cairns são bem mais em conta do que os de Sydney, por exemplo.

Whitehaven beach

shutterstock_Whitehaven_Beachshutterstock_Whitehaven_Beach

Whitsunday Island, também ao norte de Sydney (a 1.500 km), abriga a Whitehaven Beach, considerada no país como a “praia mais bonita do mundo”. Ela tem 7 km de extensão, mar azul turquesa e areia branca.

Como o conjunto de ilhas só é acessível por barco, é preciso atravessar o mar a partir de Arlie Beach. Existem diversas opções para essa travessia, desde escunas mais simples até luxuosos veleiros. Um detalhe interessante: se não puder conhecer as grandes barreiras de corais em Cairns, também é possível visitá-las a partir de Whitsunday Island.

Byron Bay

shutterstock_byron_bayshutterstock_byron_bay

A viajante Marina Rebuá, de Brasília, recomenda passar um final de semana nessa cidade na beira da praia, localizada entre Sydney e Brisbane, no ponto mais oriental do país. Desde que foi sede do Aquarius Festival (inspirado em Woodstock), em 1973, o local é considerado o reduto hippie australiano.

Como algumas praias têm ótimas ondas, como The Pass e Broken Hard, passou atrair também o público surfista. Observação de golfinhos e baleias a bordo de caiaques são dois dos passeios mais procurados pelos turistas. Mas há também as trilhas pela floresta tropical. Uma das caminhadas mais famosas é a que leva ao Farol do Cabo Byron, a 3 km do centro da cidade. De lá, é possível ter uma vista panorâmida da cidade, e, por tabela, o melhor pôr do sol.

Tem mais dicas de lugares para visitar na Austrália? Entre no Dubbi e ajude viajantes.