Conheça as melhores cachoeiras de São Thomé das Letras

Famosa por atrair hippies e pessoas atraídas pela mistica do lugar, a cidade de São Thomé das Letras (MG) é repleta também de belezas naturais. Entre suas mais de 30 cachoeiras, estão algumas das mais incríveis de Minas Gerais.

Os usuários do Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, dão dicas de quais quedas d’água visitar.

Cachoeira da Eubiose

Foto: Rodrigo Machado/Wikimedia Commons

 

Cachoeira de queda curta, o que faz com que seja procurada para descanso, pois suas águas são rasas e calmas, formando praticamente uma piscina. É comum ver pais com filhos pequenos, já que é uma das mais tranquilas para as crianças. Fica próxima ao centro da cidade, a apenas 3 km.

Aos mais aventureiros, é fácil de chegar a pé. Para quem for de carro, tem que parar o automóvel próximo ao trevo de São Thomé das Letras-Baependi-Sobradinho e fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros.

Véu de Noiva

Foto: Rodrigo Augusto/Wikimedia Commons

 

 

O nome é comum para cachoeiras brasileiras, mas os 25 metros de queda entrecortados por belas formações rochosas a tornam única e uma das mais visitadas. As pedras continuam em parte do trajeto da água, o que permite a prática de rapel e tirolesa.

A Cachoeira Véu de Noiva encontra-se a 12 km da cidade, na estrada para Baependi. É preciso deixar o carro próximo à beira da rodovia, em um trecho de terra, e ir caminhando por uma trilha de 50 metros. Para quem for até ela, dá para aproveitar e conhecer a cachoeira Paraíso, que tem origem do mesmo rio que sua vizinha, Véu da Noiva.

Cachoeira Vale das Borboletas

Foto: Leonardo Borghi e Felipe Patrocinio/Dubbi

 

A grande atração dessa queda d’água são as borboletas que voam pelo local. A apenas 2 km da cidade, ela é a mais próxima da área urbana, localizada na saída da cidade.

A água, com aspecto cristalino, e a areia nas margens, de tonalidade branca, costumam encantar os viajantes. Para apreciar os animais que dão o nome à cachoeira, é bom visitá-la no verão.

Outras quedas d’água

Há mais cachoeiras populares entre os turistas, como a da Lua, Shangri-lá e a do Flávio.

Depois do banho de água doce, o viajante Vinicius Las Casas, de Belo Horizonte (MG), recomenda apreciar o pôr do sol no Morro do Cruzeiro ou da Pirâmide, que são próximos um do outro. De lá, enxerga-se a cidade e partes da Serra da Mantiqueira. São os pontos de encontro de quem visita a cidade.

Conhece mais alguma cachoeira que merece ser visitada em São Thomé das Letras? Deixe sua resposta e inspire viajantes aqui.