Laços, bolas e pinheiros mesclados nos tons de verde, dourado e vermelho nos fazem lembrar que o ano está terminando. Se aqui no Brasil, o clima de nostalgia e esperança da época do Natal transforma a atmosfera dos lugares. Na Europa, os tradicionais mercados natalinos nos fazem sentir dentro de uma das histórias de contos de fadas ou naqueles filmes de final de ano de Hollywood.
“Os mercados natalinos estão entre as grandes atrações do inverno na Europa. Realizam-se em diferentes países e existem em diversas versões, desde o mercado mais tradicional até o mais comercial”, diz Miguel Gallego, diretor de marketing da Comissão Europeia de Turismo.
Pegue um bom casaco, gorro e luvas e vá passear entre as barracas de comida e bebida. Aproveite para comprar lembrancinhas e assistir os concertos natalinos. Crianças e adultos se encantam com os carrosséis e rodas gigantes.
Alemanha
Divulgação
Mercado de Natal de Nuremberg
A Alemanha é o lugar onde há mais mercados natalinos tradicionais (Weihnachtsmark). Em todo o país são mais de 150, um mais encantador que o outro. O cheiro de biscoitos se mescla com as luzes das velas e as flores de gelo nas janelas. As cidades estão decoradas com árvores de Natal e luzes. As barracas de madeira cobertas de neve vendem delícias culinárias.
Doces clássicos dessa época do ano como broa de mel (lebkuchen), bolo de Natal (stollen), biscoitos temperados (spekulatius) e estrelas de canela são alguns dos apetitosos doces para provar. Aproveite para experimentar maçãs cobertas de chocolate ou açúcar, amêndoas torradas e bolos. E, é claro, vinho quente e suco de maçã com uma boa salsicha grelhada.
Aproveite para comprar presentes típicos como o quebra-nozes (Nussknacker), cerâmicas, decoração para árvore de natal, berços, joias e brinquedos, cada um tem uma característica distinta que reflete sua região.
Noruega, Suíça e Dinamarca
Kim Wyon/VisitDemark
Na Dinamarca o Natal começa a ser comemorado a partir do dia 13 de dezembro
Na Noruega, Suíça, Dinamarca, o Natal começa a ser comemorado a partir do dia 13 de dezembro, Dia de Santa Lucia. Conheça o mercado de Natal do Tivioli, em Copenhague. Na Dinamarca, os mais tradicionais são realizados em castelos.
Eslovênia
Divulgação/VisitEurope
Decoração de Natal em Ljubljana
Na Eslovênia, o país inteiro entra em clima natalino. No dia 3 de dezembro, as barracas festivas acendem as suas luzes em Ljubljana como também em Maribor –segunda maior cidade do país. Mas é entre 24 de dezembro e 6 de janeiro que as ruas estreitas idílicas de Piran ficam iluminadas para a feira de São Nicolau, na costa da eslovena.
Espanha
Asier Reina/Promócion Madrid
Luzes de Natal decoram fachadas de prédios em Madri
Na Praça Maior em Madri, na Espanha, acontece um dos mercados mais antigos deste país, que funciona desde os meados do século 19. Ele inicia no dia 29 de novembro e vai até 31 de dezembro. Já em Barcelona, a Feira de Santa Lúcia, que acontece na Praça da Catedral, no bairro Gótico, existe desde 1786 e é possível comprar qualquer tipo de produtos artesanais.
Mônaco
Divulgação/VisitMonaco
Árvore de Natal montada na praça do Cassino
Em Mônaco, entre 4 de dezembro a 3 de janeiro, ocorrerá o “Natal Russo”, finalizando o ano da Rússia em Mônaco. Também haverá um ringue de patinação no gelo que ficará até o final da temporada de inverno, em 28 de fevereiro.