Conheça os 10 prédios mais altos do mundo

Até pouco tempo atrás, ter um prédio ou uma torre alta em uma cidade era sinal de prestígio e reconhecimento. Alguns países como China, Japão, Malásia e Emirados Árabes Unidos, entre outros, levaram isso muito a sério e disputam até hoje o título de “lugar mais próximo do céu”.

Em 2019, a Arábia Saudita terá outro representante na lista com a inauguração da Jeddah Tower, prédio com impressionantes mil metros de altura. Confira abaixo as 10 construções mais altas já feitas pelo homem:

10 – Zifeng Tower (China), 450 metros

image011image011

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

O arranha-céu é o terceiro maior da China e foi concluído em abril de 2010 com 89 andares, possuindo espaço de varejo e escritórios na parte inferior. Ele tem uma plataforma de observação aos 278 metros, com vista panorâmica de parte da província de Nanjing e suas montanhas.

9 – Petronas Twin Towers (Malásia), 451,9 metros

image013image013

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

Também conhecidas como Torres Petronas, os dois arranha-céus de Kuala Lumpur, Malásia, foram feitos pela construtora espanhola Acciona, e concluídos em 1998, com 88 andares. As torres foram projetadas pelo arquiteto Cesar Pelli e desenhadas de forma a lembrar motivos encontrados na arte islâmica, um reflexo da herança muçulmana malaia. No cinema, as torres serviram de cenário para o filme Armadilha, estrelado por Sean Connery e Catherine Zeta-Jones.

8 – International Commerce Centre (China), 484 metros

image015image015

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

Com 118 andares, o arranha-céu foi construído em West Kowloon, Hong Kong. O desenvolvimento e o planejamento estiveram a cargo das companhias MTR Corporation Limited (responsável pelas obras no metrô de Hong Kong) e Sun Hung Kai Properties. O  nome formal do projeto sé Union Square Phase 7, mas a alcunha de International Commerce Centre foi oficialmente anunciada em 2005.

7 – Shangai World Financial Center (China), 492 metros

image017image017

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

O Shanghai World Financial Center é um gigantesco arranha-céu edificado na cidade de Xangai, na China, que abriga escritórios, hotéis, salões de conferência, terraço de observação e lojas no primeiro andar. No edifício está localizado o hotel Park Hyatt Shanghai, um dos mais luxuosos da China, com 175 suítes . Foi inaugurado em 28 de agosto de 2008.

6 – Taipei 101 (Taiwan), 508 metros

image019image019

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

O Taipei 101 é um arranha-céu de 101 andares, localizado em Taipei, Taiwan. O edifício, projetado por C. Y. Lee e construído por KTRT Joint Venture, já foi o arranha-céu mais alto mundo. Hoje é considerado um ícone de Taipei, e de Taiwan como um todo. Seu estilo combina tradição à modernidade da cultura asiática, e chama a atenção também pelas características de segurança, que lhe permitem suportar tufões e terremotos.

5 – Guangzhou CTF Finance Centre (China), 530 metros

image021image021

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

O CTF Finance Centre – anteriormente conhecido CTF Guangzhou, Chow Tai Fook Centre ou Guangzhou East Toer – é um arranha-céu localizado em Cantão, China. É o segundo de duas torres gêmeas construídas com vista para o Rio das Pérolas. Foi concluído em 2016, com uma altura de 530 metros e 111 andares. O edifício é utilizado como um centro de conferências, observatório, shopping e escritórios, além de contar com 251 quartos e 355 residências que ocupam os 16 andares mais altos do prédio, pertencente ao Rosewood Hotels Resorts.

4 – One World Trade Center (EUA), 541,3 metros

image022image022

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

One World Trade Center (World Trade Center 1), anteriormente conhecido como Freedom Tower (Torre da Liberdade, em português), é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Nova Iorque. Após a sua conclusão, em 2014, o One World Trade Center se tornou o edifício mais alto nos Estados Unidos, e é parte de um esforço para lembrar e reconstruir o complexo original do World Trade Center, destruído nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

3 – Makkah Royal Clock Tower (Arábia Saudita), 601 metros

image023image023

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

Parte do complexo de arranha-céus Abraj Al Bait Towers, na cidade de Meca, a torre inaugurada em 2012 é a mais alta da Arábia Saudita. O edifício detém vários recordes: o mais alto hotel do mundo, a mais alta torre de relógio do mundo, e o maior mostrador de relógio do mundo e a maior área coberta de um edifício. A construção fica a poucos metros da maior mesquita do mundo e local mais sagrado do Islã, o Masjid al Haram.

2 – Shangai Tower (China), 632 metros

image024image024

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

A Shanghai Tower, ou Torre de Xangai em tradução para o português, é um arranha-céu localizado no distrito financeiro de Pudong, em Xangai, na República Popular da China. Inaugurado em 2015, com 632 metros de altura, é dividido em 128 andares, ocupando uma área de cerca de 380 mil metros quadrados. É o edifício mais alto da China e o segundo mais alto do mundo.

1 – Burj Khalifa (Dubai, Emirados Árabes), 828 metros

image025image025

Créditos: Reprodução/ViajaNet

 

Burj Khalifa Bin Zayid, antes conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a maior estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares. O nome do edifício é em homenagem a Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, que emprestou 10 bilhões de dólares para evitar que o emirado de Dubai desse um calote.

Com informações da ViajaNet