Conheça seis festivais inusitados da Europa
Que tal planejar suas próximas férias pensando em aproveitar uma das centenas de festivais que ocorrem na Europa? Os amantes da boa música e os cinéfilos têm eventos o ano todo. Jazz, rock, música clássica ou eletrônica, opção é o que não falta. Mas, por que não aproveitar sua viagem para fazer algo bem inusitado e divertido?
Os fãs da série “Game of Thrones” podem sair fantasiados de seu personagem favorito em um dos festivais medievais europeus. Aliás, a série foi filmada na Irlanda do Norte, Espanha, Malta, Croácia e Islândia.
Se você adora queijos, pode se animar em degustá-los no Gruyères Cheese Festival, na Suíça. É possível fazer uma “rota do queijo” pela Suíça, Holanda e França. No site www.tastingeurope.com há várias indicações de roteiros gastronômicos para planejar sua próxima viagem.
Para quem adora o inverno e “foge” do verão em busca de neve, precisa participar do Ice Music Festival, na Noruega. O local é único e até um esquimó se sentiria em casa. Se você é estressado e tem vontade de atirar coisas, espere até agosto para jogar tomates no festival La Tomatina, na Espanha.
Dinamarca medieval
Uma das mais belas festas medievais ocorre em agosto na Dinamarca: o Nysted Medieval Festival and Market. O evento conta também com participantes da Alemanha, Itália e República Tcheca. A cidade de Nysted Cove é onde fica o castelo Aalholm. Em 2009, foi comemorado o jubileu de 600 anos do povoado. Em maio, será divulgada a programação de 2016.
Suíça com muito queijo
Os apaixonados pelos queijos suíços irão se deliciar no Gruyères Cheese Festival. O evento leva o nome da cidade suíça que o realiza em maio. No centro da aldeia é possível ver as demonstrações da preparação tradicional de queijo. Ao som de música country, a atmosfera é festiva e tradicional. Rendeiras e bordadeiras mostram suas habilidades em belos trabalhos que são pura arte.
Noruega: música e gelo
IceMusicFestival.no
Em toda primeira lua cheia do ano, em janeiro, ocorre o Ice Music Festival, na Noruega. O palco e os instrumentos são feitos de gelo –o que remete uma experiência auditiva única. O evento ocorre na casa de montanha idílica de Geilo.
Batalha de tomates na Espanha
Desde 1945, o festival La Tomatina, em Brunol, na Espanha reúne multidões de pessoas todos os anos em agosto. O evento começa com baldes de água lançados das varandas. A batalha começa às 11 horas quando um tiro de tomate é disparado. Caminhões de “munição” aparecem e aqueles que montam a bordo lançam os primeiros tomates. Pronto para uma batalha divertida?
República Tcheca iluminada
Em outubro, a cidade de Praga, na República Tcheca, fica iluminada. Com apenas três edições, o Signal Festival é um dos eventos culturais mais procurados do país. Projeções e instalações de luz transformam o festival em um momento de beleza e magia.
Mônaco circense
O Príncipe Rainier 3º de Mônaco era fascinado pelo mundo circense e criou, em 1974, o International Circus Festival, para que os melhores performistas do mundo pudessem se apresentar. Todo ano, centenas de artistas enviam pedidos para fazer parte do evento –que acontece em janeiro e premia as duas melhores performances.