Conselho para criar estratégias em turismo é lançado em Rondônia

Campeonato Rondoniense de voo livre será realizado em Ouro Preto do Oeste, RO (Foto: Agnaldo Medeiros/Divulgação)Campeonato Rondoniense de voo livre será realizado em Ouro Preto do Oeste (RO) (Foto: Agnaldo Medeiros/Divulgação)

Lançado na manhã desta quinta-feira (27), o Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), que tem como finalidade pensar e criar estratégias para o desenvolvimento de turismo em Rondônia. O primeiro município contemplado com o projeto piloto do Conselho foi Ouro Preto do Oeste (RO). Um estudo técnico constatou que a cidade tem potencial para receber turistas.

O conselho é reunido por várias entidades privadas e públicas que atuam em turismo no estado. O objetivo é atuar como um centro de inteligência empresarial para definir ações e estratégias setoriais que fomentem a atividade turística em RO. Além disso, o projeto também pretende apoiar categorias econômicas de turismo e ser um canal de diálogo com o poder público.

O primeiro projeto piloto do Conetur foi direcionado para o município de Ouro Preto do Oeste, que demonstrou ter capacidade para receber turistas, após a realização de um estudo técnico elaborado pelo Sistema da Fecomércio. 

Segundo o estudo, Ouro Preto do Oeste dispõe de infraestrutura necessária para receber turistas, porque possui rede de hospedagem apropriada e vários hotéis fazenda. Além do Vale das Cachoeiras, local para prática de trilhas e outras atividades excelentes para a exploração turística e o Morro Chico Mendes, terceira maior reserva florestal urbana do Brasil, onde se pratica modalidades de esportes como rapel e voo livre.