O conceito de viagens pet-friendly tem ganhado força entre os brasileiros, refletindo uma mudança no comportamento dos viajantes, que optam por levar seus animais de estimação. A busca por acomodações que aceitam pets cresceu significativamente, impulsionando o setor de turismo a se adaptar.
O Brasil ocupa a segunda posição mundial em número de acomodações pet-friendly no Airbnb, atrás apenas da Colômbia. Em 2024, houve um aumento de mais de 30% nas buscas por estadias que aceitam pets, comparado ao ano anterior, mostrando que o turismo com animais de estimação está em alta.
Essa tendência está ligada à percepção dos pets como parte da família. “Viajar com nossos pets nos permite criar memórias e garantir o bem-estar deles”, afirma Hugo Reichenbach, diretor da Real Seguro Viagem, que oferece seguro viagem com cobertura para animais.
Destinos como São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Ubatuba estão entre os mais procurados para viagens com pets, oferecendo acomodações e serviços adaptados. A oferta de hotéis pet-friendly cresceu, e plataformas como Airbnb facilitaram a busca por esse tipo de hospedagem.
Seguro viagem para pets
Viajar com pets exige planejamento, e muitos contratam seguros viagem com cobertura para emergências veterinárias. Esses seguros cobrem consultas, exames, internações e até despesas com hospedagem do animal em caso de atrasos no retorno. Em viagens internacionais, há também cobertura para translado em caso de falecimento do animal.
“Essa cobertura oferece segurança para o viajante, que pode curtir a viagem sabendo que está protegido”, destaca Reichenbach. Embora não seja obrigatório, o seguro é recomendado, principalmente em viagens internacionais.
Com a demanda crescente, o setor de turismo segue se adaptando para atender melhor os viajantes e seus animais.