Conforme protocolos assinados no Peso da Régua, o Douro vai disponibilizar curso em enoturismo e será oferecida a formação específica em vinhos do Douro e do Porto nas instituições de ensino de hotelaria de todo o país.
A formulação do documento foi realizada no Museu do Douro e assinada pelo Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral juntamente com a secretária de Estado e Turismo.
O Ministro Manuel Caldeira afirma acreditar na formação do turismo como também nos vinhos, que contribui para tornar apta a região para receber os turistas com atendimento de qualidade.
O protocolo assinado entre o Turismo de Portugal e a Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD) tem como finalidade criar um curso de formação em enoturismo voltado para a região de vinhateira do Douro.
Contribuição para o melhor conhecimento dos profissionais
De acordo com o Ministro, a iniciativa também está voltada para a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, em Lamego. A intenção é tornar melhor as competências dos profissionais que contribuíram com o setor vinícola como as adegas e quintas.
Eles obterão como área de estudo:
● História do vinho e região vinícola;
● História do vinho do Douro e Porto;
● Storytelling (histórias relevantes) promoção do enoturismo, produto, provas de vinhos e conhecimentos turísticos da região.
O Ministro assinou um protocolo entre o Turismo de Portugal e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) destinado à formação especifica em vinhos fabricados na antiga região delimitada e regulamenta do mundo. E será disponibilizada nas 12 escolas de hotelaria e turismo da rede do Turismo de Portugal.
Os alunos da Escola de Hotelaria de Lamego terão que fazer estágios e trabalharem na região e nos projetos de enoturismo, a finalidade é de tornar melhor a qualidade da atividade e o conhecimento dos alunos, a condição de retorno dessa região e o avanço extenso que está para acontecer no enoturismo, explica o Ministro.
Por meio dessa formação as vendas serão mais impulsionadas, além de terem maior reconhecimento sobre a região, sendo a única de eleição para o enoturismo em todo o mundo.
Capacitação para estudantes de hotelaria pode contribuir com o sistema e o enoturismo
O mercado de turismo e hotelaria é um dos que mais cresce no país, por isso, é primordial uma boa formação por parte das pessoas que querem atuar nessa área.
O número de turistas que entram no país é grande como, por exemplo, na época dos jogos olímpicos, onde o Brasil se torna palco de grandes eventos esportivos que ajudam no aquecimento do mercado e dessa forma a economia do país volta a crescer, mesmo que em passos lentos.
No entanto, o cenário é bastante competitivo, e atuar no setor exige muito conhecimento e capacitação. Por essa razão, é essencial que o profissional entenda com clareza tudo sobre a sua área, o que será muito bom para própria pessoa e também para o crescimento do país.
Os cursos de formação para enoturismo não se resumem somente em conhecer diferentes vinhos e rótulos, mas também em como prestar atendimento de qualidade, conhecer outros idiomas, como ter boas maneiras e outros quesitos que a área exige.
Agora, se a sua pretensão de se capacitar é para saber como escolher um bom vinho, esse é o caminho certo. Hoje, é possível comprar vinho online. Na internet existem diversas lojas que comercializam ótimos vinhos diretamente de Portugal e diferentes rótulos, por isso saber escolher o vinho certo pode te ajudar.
A Eno Gourmet Premium é uma loja que comercializa os melhores vinhos portugueses, todos são de ótima qualidade. A empresa conta com uma loja virtual em que é possível comprar vinho online.
Website: https://www.enogourmetpremium.com/
Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra