Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC
As Reservas Confirmadas da CVC Corp totalizaram R$ 2,7 bilhões no quarto trimestre de 2017 e R$ 10,2 bilhões no ano. O crescimento é de 12,4% nos últimos quatro meses do ano e 13,5% em comparação com 2016. Caso seja considerado apenas o segmento de lazer (CVC e Visual), o incremento foi de 12,8% no ano, com um total de R$ 6,3 bilhões. O destaque ficou por conta do corporativo (Rextur Advance + Trend), cujas reservas confirmadas totalizaram R$ 3,3 bilhões, um aumento de 19,5% em relação ao ano passado.
“Isso acontece por que o ticket médio no corporativo é maior e este segmento é também menos sensível ao yeald e as companhias aéreas aumentaram as tarifas neste final de ano”, afirmou o presidente da CVC, Luiz Eduardo Falco em entrevista ao ME. “Outro fator é a retomada da economia, que aumenta as viagens corporativas”, complementou.
Falco ressaltou que estes resultados reitera o acerto da companhia em aquisições como a da Rextur Advance e da Trend, focadas no mercado corporativo. “Tivemos o quinto maior crescimento da Bovespa em 2017, uma posição de destaque. As nossas aquisições estão sendo bem aceitas pelo mercado”, destacou.
LAZER
Apesar do destaque do corporativo, Falco afirmou que a empresa deseja seguir avançado também no lazer e citou o desempenho deste segmento em 2017. De acordo com o comunicado da operadora enviado ao mercado, o crescimento das reservas confirmadas no lazer no último trimestre do ano foi ocasionado pelo avanço dos segmentos marítimo e internacional, com destaque para a venda dos Circuitos Europeus.
“Neste ano, o internacional e o e marítimo vieram mais fortes. No caso do internacional, este resultado se deve também a acomodação do dólar, pois ele responde melhor com o câmbio favorável. No caso do marítimo, a oferta está voltando a crescer, com grandes companhias trazendo navios ao país”, explicou.
Apesar do crescimento do segmento lazer de 8,8% do trimestre ter sido menor em relação ao do ano passado, ele aconteceu sobre uma base mais robusta, uma vez que o último trimestre de 2016 teve crescimento de 13,4% contra de 4,4% no período anterior.
CANAIS
O segmento com maior crescimento em 2017 foi o das agências de viagens independentes, com 18,6%; seguido das lojas exclusivas, com 17,8%. No online, embora a Submarino Viagens tenha registrado um incremento de 20,5% no último trimestre, o acumulado do ano amargou uma ligeira queda de 0,7%. Falco explicou que no caso das agências independentes, não há ainda o impacto da aquisição da Visual, uma vez que só foi registrado o resultado de novembro e dezembro da operadora.
“Acredito que o empacotamento que temos feito tem atingido melhor este segmento, que tem respondido com vendas. Estamos tentando abastecer o mercado com produtos que sejam aderentes”, reiterou. “Vamos tentar repetir a mesma coisa com Visual, que trabalha com agências diferentes, com outro tipo de produto e um ticket médio maior”, acrescentou.
LOJAS
No quarto trimestre foram abertas 39 lojas da CVC Lazer, totalizando 109 aberturas nos últimos 12 meses (95 aberturas líquidas), e mais 15 lojas da Experimento em 2017, chegando a 51 no total.
AQUISIÇÕES
Sobre a possibilidade de novas aquisições, Falco deixou em aberto. Ele afirmou que a CVC segue analisando todas as oportunidades no mercado e está “de braços abertos e dedo no gatinho” para novas compras que gerem valor. “Estamos de olho em muita coisa, obviamente que tem que fazer sentido e dar retorno. Tem muito ativos bons ativos no mercado, tanto no Brasil como no exterior. Não paramos e não pretendemos parar nunca com as aquisições”, revelou.
A reportagem do ME apurou que no momento pelo menos duas empresas do setor negociam com a CVC, sendo que em um dos casos – ligado ao mercado corporativo – as tratativas estão bem adiantadas e um anúncio poderá acontecer em pouco tempo.
BALANÇO
Para o executivo, os resultados apresentados para 2017 são muito bons. Ele afirmou que, mais uma vez, a CVC supera as adversidades da economia e entrega um crescimento de dois dígitos. “Temos o reconhecimento do mercado e dos nossos mais de 2 mil acionistas. O fato de ser a quinta ação que mais cresceu na bolsa, também nos coloca é também uma honra. Para 2018 temos muita ambição e estabelecemos metas arrojadas”, finalizou.