Destinos para esticar o Carnaval por mais alguns dias

Você já pensou no que fazer depois da maratona de trio elétrico, escola de samba e bloquinhos de rua? Se você tem a sorte de conseguir esticar os dias de lazer após o Carnaval, saiba que é possível aproveitar o período para conhecer alguns destinos e recarregar as baterias antes de voltar para a rotina.

Confira abaixo algumas dicas para inspirar e ajudar na escolha do roteiro.

Rio de Janeiro

Créditos: Gustavo Messina/MTur

Cabo Frio, no litoral norte no Rio de Janeiro

Visconde de Mauá (distrito de Resende é um destino de serra para aqueles que desejam descansar da folia intensa do carnaval. Localizada entre Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, a 1.800 metros de altura, na Serra da Mantiqueira, a cidade tem bons restaurantes e pousadas, além de atrações naturais para quem busca um lugar sossegado, perto das grandes cidades.

Se o folião desejar mais agito, a região dos lagos, principalmente Búzios e Cabo Frio, é um dos destinos favoritos. Já a região serrana, reúne atrativos históricos e naturais que vão do Museu Imperial de Petrópolis à Serra dos Órgãos.

São Paulo

Créditos: Claudio Capucho/PMSJC

São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos

Quem passou o carnaval em São Paulo, pode descer a serra em direção ao litoral e aproveitar as belas praias dos litorais Sul e Norte.  Para quem busca tranquilidade, o distrito de São Francisco Xavier é uma boa opção. A Vila localizada na Serra da Mantiqueira, é repleta de opções de lazer e atividades de ecoturismo. A região é considerada uma Área de Proteção Ambiental federal. São 720 metros de altitude em uma área de fácil acesso.

Recife e Olinda

Créditos: Divulgação/Embratur

Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca (Pernambuco)

Para quem curtiu a festa momesca entre as duas cidades pernambucanas, ainda é possível aproveitar outros atrativos, como Porto de Galinhas. O local encanta os visitantes com piscinas naturais de água transparente e morna, mangues e igrejas seculares. Outro destino dos sonhos é a paradisíaca praia dos Carneiros, localizada em Tamandaré. Não à toa é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.

Fortaleza

Créditos: Ricardo Rollo/Embratur

Turista mergulhando na Lagoa Azul, em Jijoca de Jericoacoara; município litorâneo é conhecido por ter as praias mais lindas do mundo

Se a capital cearense foi o destino da folia, Canoa Quebrada, na Costa do Sol Nascente, tem opção para todos os tipos de viagem: a de pés para o alto, a de tirar o fôlego, a romântica e com crianças. Entre as opções de divertimento está o passeio de quadriciclo que pode ser pela beira mar ou pelas dunas para ver o pôr do sol, um dos principais encantos da praia. Na Costa do Sol Poente, o cenário paradisíaco de Jericoacoara garantiu à praia cearense o posto de destino número um da América do Sul e sua colocação entre os três melhores do mundo.  As atrações locais incluem a prática de esportes radicais nas praias e lagoas da região e também a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara.

Salvador

Créditos: Bento Viana/Embratur

As praias de Morro de São Paulo são denominadas em ordem numérica e possuem águas claras e ideais para o mergulho

A folga prolongada pode levar os foliões de Salvador até a linda praia do Forte, no litoral norte da Bahia, também conhecida pelo projeto de preservação das tartarugas marinhas. Outra opção é a paradisíaca Morro de São Paulo, ao Sul. A ilha, onde não chega carro, pode ser alcançada em duas horas de viagem de lancha. Em Morro, as praias não têm nome e são conhecidas por sua ordem numérica. A Primeira e a Segunda praia são mais agitadas e concentram pousadas e restaurantes, a terceira e a quarta são mais tranquilas. O local é repleto de cenários paradisíacos que deixam os turistas encantados, seja por suas praias ou trilhas.

Via MTur