Hoje é celebrado o Dia Nacional da Cachaça! A data, aprovada em outubro de 2010 pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, é uma forma de relembrar o período de um Brasil Colonial, tendo em vista que o destilado era um dos símbolos de resistência contra a dominação portuguesa.
Atualmente, a bebida é uma das mais queridas do país, principalmente com suas diversas formas de ser consumida. O MídiaTuris separou 5 lugares em São Paulo para degustar diferentes drinks utilizando a aguardente como ingrediente principal. Confere aí!
1. Must Bar

O restaurante do Tivoli Mofarrej São Paulo, em parceria com a Cachaça Salinas, montará uma estação onde serão preparadas as caipirinhas em 5 sabores exclusivos — limão, limão siciliano com mel, maracujá com pimenta dedo de moça, frutas vermelhas e caju com capim limão. Os clientes poderão ainda aproveitar da oferta de double caipirinha ao longo do dia, sendo que ao pedir o primeiro drink, ganhará o segundo.
2. Osteria Nonna Rosa

Desenvolvido pelo bar tender Marcelo Muniz, a dica da tradicional osteria italiana Nonna Rosa, localizada no Jardins, é o Tropical Basilico. O drink é feito com cachaça branca, limão tahiti e xarope de manjericão basílico.
3. Guilhotina Bar

Considerado o 15° melhor bar do mundo pelo The World’s 50 Best Bars em 2019, o Guilhotina Bar, localizado em Pinheiros, apresenta o drink “Passou batido”, desenvolvido pelo bar tender Spencer Amereno. Com cachaça Princesa Isabel Prata, além de toques de coco queimado, rum e abacaxi, o coquetel é perfeito para quem ama toques doces.
4. O Carrasco Bar

Também desenvolvido pelo bar tender Spencer Amereno, o drink do Carrasco Bar, localizado em Pinheiros, é para quem gosta de sabores exóticos. Nomeado como Soneto ao Caju, a bebida leva em sua composição caju com coco, cachaça branca, limão tahiti e com o toque final de cajuína.
5. Tantin Bar

Para os apaixonados por bebidas mais fortes, o bar tender Vina Apolinário criou um drink inusitado utilizando a aguardente. Com um toque de Cynar (bitter à base de alcachofra), vermute tinto e a sagrada cachaça, o estabelecimento apresenta o Aridan. O Tantir Bar está localizado em Pinheiros.