Dia Nacional do Turismo é lembrado com ações de incentivo em …

Praça da Pirâmide, em frente à entrada da Universidade Federal de Roraima (Foto: Pedro Alencar/Arquivo pessoal)Roraima é conhecido pelas belezas naturais que encantam o extremo Norte do Brasil
(Foto: Pedro Alencar/Arquivo pessoal)

Cercado por belezas naturais e formado por diversas culturas, Roraima está localizado ao extremo Norte do Brasil e reserva lugares inesquecíveis propícios a uma das atividades econômicas que mais cresce e favorece o desenvolvimento do estado, o turismo. Nesta segunda-feira (2) é celebrado o Dia Nacional do Turismo e para lembrar a data, o governo se reúne com o Departamento de Turismo da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) para discutir medidas para o setor.

Segundo informações da Seplan, o setor turístico tem crescido cerca 26% ao ano. Com evidência ao Monte Roraima, onde o número de visitantes saltou para 68%, devido a intensa divulgação nacional. O diretor do Departamento de Turismo da Seplan, Ricardo Peixoto ressalta que o setor vive uma nova era.

“Em 2015 teremos três hotéis, que estão se instalando na capital. O turismo é dinâmico e nós estamos vivendo uma nova era do setor no estado. Investidores estão com interesse em apostar no estado. O governo quer investir no setor turístico. Nosso departamento vai informatizar os registros hoteleiros, possibilitando participar do cadastro nacional do Ministério do Turismo”, enfatizou.

As primeiras medidas do governo para incentivar a atividade econômica está a reativação do Centro de Informações Turísticas, no Aeroporto Internacional de Boa Vista que ainda no mês de março passará a funcionar 24 horas. O trabalho será em parceria com a iniciativa privada e instituições como a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Conheça alguns pontos turísticos de Roraima

O Monte Roraima (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)O Monte Roraima (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Monte Roraima
Localizado na fronteira entre Brasil e Venezuela, o Monte Roraima, de topo plano e cheio de mistérios encanta os turistas. A montanha de 2,8 mil metros de altura atrai cerca de 4 mil visitantes ao ano, que escalam o monte para conhecer de perto a savana, os rios de água gelada, a cachoeira e os penhascos. Mas alguns turistas preferem ir até ao topo de helicóptero e apreciar a beleza exótica do lugar.

A Serra Grande é uma das principais atrações para as pessoas que procuram um lugar diferente para se aventurar (Foto: Érico Veríssimo/G1)A Serra Grande é uma das principais atrações para as pessoas que procuram um lugar diferente para se aventurar (Foto: Érico Veríssimo/G1)

Serra Grande
Uma caminhada em meio a trilhas por dentro da mata e um encontro com a natureza. Este é o percurso para chegar à Serra Grande, com 850 metros de altura, localizada no município de Cantá, a 38 quilômetros de Boa Vista. O viajante se depara com uma flora que apresenta características da floresta amazônica e do lavrado roraimense, a montanha encanta pelas belezas naturais intactas e diversidade da fauna.

Serra do Tepequém, em Amajarí (RR) (Foto: Valéria Oliveira/G1)Serra do Tepequém, em Amajari (RR) (Foto: Valéria Oliveira/G1)

Serra do Tepequém
Um dos pontos turístico bastante apreciados em Roraima é a Serra do Tepequém, localizada no município de Amajarí, a 210 km de Boa Vista. O local oferece a prática de caminhada, trilhas de bicicleta, motos ou jipes. Em meio a mata densa os visitantes podem encontrar várias espécies de orquídeas. As cachoeiras mais conhecidas são as do Paiva, da Barata, do Sobral e do Funil. O Platô, ponto mais alto da serra, está a 1.022 m de altitude.

A Pedra Pintada é um dos pontos turísticos mais visitados de Roraima  (Foto: Jorge Macêdo/Divulgação)A Pedra Pintada é um dos pontos turísticos mais visitados de Roraima (Foto: Jorge Macêdo/Divulgação)

Pedra Pintada
Um dos sítios arqueológicos mais importantes de Roraima, a Pedra Pintada está localizada a 140 quilômetros de Boa Vista, no município de Pacaraima, no Norte do estado. A Pedra fica dentro do território indígena da reserva de São Marcos e tem mais de 35 metros de altura, numa altitude de 83 metros em relação ao nível do mar. Entre as curiosidades deste ponto turístico estão as inscrições rupestres feitas com gordura animal e pigmentos de rocha.

Um lugar paradisíaco em Roraima, onde o descanso e o lazer são opções para os visitantes  (Foto: Neidiana Oliveira/G1)O lago do Robertinho é um lugar paradisíaco em meio ao lavrado de Roraima
(Foto: Neidiana Oliveira/G1)

lago do Robertinho
Um lugar paradisíaco, onde o descanso e o lazer são opções para os visitantes. Este é o Lago do Robertinho situado a 50 quilômetros de Boa Vista, na zona Rural da cidade. O pôr do sol é um dos fenômenos da natureza mais esperados pelos turistas, que aproveitam a paisagem natural para descansar com a família. O lago natural já é conhecido como um dos paraísos do lavrado roraimense.