Diário de Bordo: Primeira parada Abu Dhabi

Joo Pita

João Pita

João Pita já está à caminho do World Routes. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, na cidade de Chengdu, na China. Este é o principal evento do mundo do setor e coloca companhias e aeroportos frente a frente para o desenvolvimento de novos voos. Durante os próximos dias, o executivo trará as principais notícias e tendências do evento com exclusividade, como correspondente especial para o ME Notícias de Turismo.

Se você perdeu o primeiro post, leia aqui: Preparando a World Routes. O segundo foi o Saindo de GRU rumo a Chengdu. A seguir, veja o texto mais recente.

Dia 3

Diário de Bordo: Primeira parada Abu Dhabi

*João Pita

Chegamos à primeira, breve, parada na viagem para Chengdu. A 2 dias do começo oficial das reuniões no World Routes, nos resta pouco tempo para o que ainda falta fazer. Passamos as últimas 16 horas a bordo do voo da Etihad de São Paulo para Abu Dhabi. Aproveitamos as 12 horas de conexão em Abu Dhabi para dormir e relaxar, antes de discutirmos sobre mais um número e a estratégia de abordagem para as reuniões.

Decidimos, quando entramos no voo, que íamos dividir as horas do voo em duas partes: primeiro jantar e relaxar depois de um longo dia de trabalho. Depois, aproveitar o conforto da Classe Executiva para trabalhar durante 6 horas. No fundo, tivemos um dia de trabalho completo a bordo do Boeing 777-300 da Etihad. Para quem ainda não teve oportunidade de viver a experiência de viagem por esta cia aérea, recomendamos que usufruam deste serviço assim que surgir a primeira oportunidade. São os pequenos detalhes que fazem da Etihad uma das melhores empresas aéreas do Mundo, seja no nível do conforto ou na experiência do passageiro.

São Paulo/Guarulhos é a única ligação da Etihad na América do Sul, sendo uma das 117 cidades que hoje se conectam por meio do hub de Abu Dhabi. Enquanto hub global, Abu Dhabi, tal como o GRU Airport, apresenta um elevado volume de passageiros em conexão. No último ano, mais de 90% dos passageiros na rota São Paulo – Abu Dhabi fizeram conexão. Os maiores destinos dos passageiros são: Nagoya, Tóquio/Narita e Shanghai. Para fazer conexão dentro da América do Sul, a Etihad utiliza os acordos de codeshare com a Gol e a Avianca e o interline com a TAM e Azul – 20% dos passageiros utilizam estes parceiros para chegar ao seu destino final.

Você sabia?
Buenos Aires é o segundo maior destino dos passageiros na rota da Etihad, logo depois de São Paulo? É verdade, são cerca de 8 pessoas por dia que viajam a partir de Buenos Aires com a Etihad. Das cidades brasileiras, a primeira ligação é com Curitiba, seguida por Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

A Etihad é líder de mercado da cidade de São Paulo para a Ásia com 29% de Market Share nos últimos 12 meses? Sã mais de 70 mil passageiros de São Paulo que escolheram a Etihad nas suas viagens com destino ao continente asiático. 

A Etihad ganhou três prémios –“Companhia Aérea com a Melhor Primeira Classe do Mundo”, “Melhor Catering de Bordo de Primeira Classe do Mundo” e “Melhor Assento de Primeira Classe do Mundo” para os seus First Apartments e First Suites – no Skytrax World Airline Awards? Os First Apartments e First Suites são conceitos únicos em aeronaves comerciais. Neste conceito, a Etihad apresenta um verdadeiro apartamento com asas: são dois quartos e uma sala com toda a exclusividade. Tem ainda um banheiro equipado com duche.

Há um Hotel do Lado Ar (área reservada) do Aeroporto de Guarulhos com 86 quartos? Ele éoperado pela Tryp e tem como foco os passageiros em conexão internacional e que preferem (ou precisam) ficar na área de embarque.  Conta com quartos totalmente equipados, wi-fi gratuito e chuveiros.

Ao chegar a bordo, recebemos as boas-vindas do Food Beverage Manager, que nos apresenta o menu à lacarte, sem horário pré-determinado – o ideal para quem quer, como nós, aproveitar ao máximo o tempo de voo para descansar e trabalhar. Numa poltrona full-flat, ou seja, daquelas que se reclinam totalmente para fazer uma cama, aproveitei para dormir de imediato. Ao acordar, pedi o café da manhã, no qual o café expresso é o carro chefe antes de uma jornada de trabalho.

Depois de 4 horas de trabalho intenso na finalização de apresentações – como falamos ontem, cada reunião tem o seu próprio material individualizado – decidimos parar para almoçar.

Depois de aterrar em Abu Dhabi, fomos diretamente para o Airside Hotel, parecido com o que existe na GRU AIRPORT, e continuamos a trabalhar. O quarto oferece todas as condições – banheiro, duas camas de solteiro e wi-fi (o principal requisito na preparação destas conferências). Além disso, ainda temos acesso a um premium Lounge onde jantamos. São extraordinárias as soluções que, hoje, aeroportos do nível de GRU AIRPORT e Abu Dhabi as quais garantem que, qualquer que seja o objetivo da sua viagem, há um serviço esperando por você.

Agora é hora de descansar. Dia muito produtivo, mas longo. Dormimos no próprio Aeroporto de Abu Dhabi – HOTEL, porque a partida é amanhã cedo e não vale a pena fazer toda a viagem até ao centro da cidade.

Fiquem ligados porque amanhã chegamos a  Chengdu e daremos em primeira mão os primeiros comentários sobre a cidade. Mas, antes disso, ainda teremos 7:30 horas de viagem a bordo de um Airbus A330-330 da Etihad.

Até amanhã.

*João Pita é gerente de Negócios Aéreos do GRU AIRPORT, onde trabalha desde abril de 2013. Tem um Doutorado em Engenharia de Transportes pela Universidade de Coimbra e MIT -Portugal, com especialização em desenvolvimento de malha e rotas de empresas aéreas. Tem 32 anos e é luso-brasileiro.