Dicas para visitar Maragogi e Porto de Galinhas na mesma viagem

As duas cidades pertencem a Estados brasileiros diferentes, mas estão relativamente próximas. A distância é de apenas 100 km. Portanto, para quem pretende visitar Pernambuco ou Alagoas, é sim possível aproveitar os dois destinos na mesma viagem.

Primeiro, é preciso decidir quantos dias serão reservados em cada lugar. Para quem possui mais tempo disponível, a dica é ficar alguns dias em Porto de Galinhas e outros em Maragogi, ou vice e versa, para curtir bem os dois destinos.

Créditos: EduLeite/iStock

Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, litoral pernambucano

A cidade pernambucana fica a uma hora de Recife, sendo uma boa opção para quem chega de avião. Depois de desembarcar, basta alugar um carro ou contratar um transfer. Porto de Galinhas tem um centrinho comercial que funciona durante o dia e noite, assim como é vasta a rede de supermercados e lojas.

Já a tranquila Maragogi fica a duas horas e meia de Maceió, um trajeto maior para quem pretende dirigir do aeroporto até a cidade. O traslado é mais adequado neste caso. Com uma estrutura menor, o destino tem resorts sofisticados e charmosas pousadas, assim como comércios essenciais. Há praias mais desertas e paradisíacas, como a preservada Praia da Bruna.

Passagem rápida em Maragogi

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

Maragogi tem praias tranquilas

Muitas pessoas se hospedam em Porto de Galinhas e reservam apenas um dia para Maragogi, fazendo o famoso bate e volta. Se a intenção é visitar as famosas galés, é preciso acordar bem cedo. Isso porque o horário adequado de visitação varia conforme a tábua da maré. Portanto, se no dia do passeio a maré baixa estiver prevista para as 8 horas, o turista deve sair do hotel em Porto com boa antecedência, de madrugada.

Além disso, o catamarã sai em direção ao alto mar, levando cerca de 20 minutos para chegar até as piscinas naturais. Passado o horário do nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e o barco deve voltar para a orla.

É muito importante viajar para Maragogi tendo uma reserva para o catamarã. Por questões ambientais, há um limite de visitantes nas galés. Na alta temporada, pode não haver vagas no mesmo dia do bate e volta, sendo recomendável planejar bem a visita.

Um dia em Porto de Galinhas

Créditos: Shutterstock/Hotel Urbano

Vista aérea das piscinas naturais de Porto de Galinhas

No caso de quem pretende viajar para Maragogi e quer conhecer a piscina natural de Porto, também é preciso acordar bem cedo. No centro, há várias jangadas que levam os turistas e o melhor horário depende da tábua da maré, embora o passeio esteja disponível durante todo o dia. A atração é bem menor que as piscinas de Maragogi, portanto o passeio pode ser substituído por uma visita à colônia de cavalos-marinhos do rio Maracaípe.

Para os fãs de águas calmas, o dia pode ser aproveitado na bela Praia do Muro Alto ou na Praia do Cupe. Outra ideia é conhecer todas as atrações fazendo um passeio de bugue, que passa pelas mais importantes praias de Porto de Galinhas.

Se a intenção é chegar mais tarde e curtir a badalação durante o fim de tarde e noite, não há problema. Ao contrário da pacata Maragogi, Porto tem uma grande oferta de restaurantes, bares e lojas.