Dionísio tornou os Pestana um império do turismo – Diário de Notícias
Atrás dos já habituais Américo Amorim, Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo, um nome saltou à vista na lista dos empresários mais ricos de Portugal divulgada pela revista Exame na última quarta-feira. Dionísio Pestana, presidente do Grupo Pestana, o maior império nacional no setor do turismo, teve entrada direta no top 10. A fortuna avaliada em 506,6 milhões de euros coloca-o no oitavo lugar.
Uma fortuna construída ao longo das últimas quatro décadas. Mais precisamente desde que, em 1976, Dionísio, acabado de se formar em Gestão e Administração de Empresas na Universidade de Natal (hoje KwaZulu-Natal), na cidade de Pietermaritzburg, decidiu trocar a África do Sul pela ilha da Madeira.
Dionísio veio para ajudar o pai, que quatro anos antes deixou a vida de emigrante na África do Sul para investir as poupanças na sua terra natal. Regressou ao Funchal para construir um hotel capaz de concorrer com o trio de luxo da época – Reids, Savoy e Hilton. Com um investimento de 1,5 milhões de euros (com recurso ao crédito bancário) e através de uma parceria com a cadeia Sheraton, ergueu uma unidade de 300 quartos com vista para o oceano Atlântico.