Economia e Turismo de Alagoas avançaram no primeiro semestre …
Na série de especiais sobre os primeiros seis meses de gestão do governo Renan Filho, a Agência Alagoas conversou com a mestra em Turismo Jeanine Pires. Com mais de 20 anos de experiência na promoção da marca no Brasil, nacional e internacionalmente, desde janeiro ela responde pela pasta que une áreas prioritárias, como o Desenvolvimento Econômico e o Turismo.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) já conta com avanços relevantes, em apenas seis meses de gestão. A construção do plano de 100 dias, o programa de planejamento de ações para 2015 e a formação de uma equipe com profissionais qualificados para encarar as dificuldades que vêm ocorrendo com a economia brasileira ao longo do ano são consideradas as primeiras conquistas pela gestora.
Única secretaria de Estado a obter o certificado de Gestão de Qualidade ISO 9000, a Sedetur tem a previsão de renová-lo até agosto. “Isso é muito importante, porque são estabelecidos padrões, normas, estimula a equipe, adota critérios comuns, além de ter um registro de tudo que é realizado, ou seja, é traçada uma política, que fica como legado, e, dessa forma, torna-se uma política de Estado,” ressalta a secretária.
Desenvolvimento Econômico
No rol de realizações, foi concretizada a aceleração dos procedimentos de instalação de importantes empresas que foram captadas na gestão anterior e estavam aguardando terreno para início dos trabalhos. A ZTT, empresa chinesa de fibra ótica, e a Pure Energy, de fabricação de placa fotovoltaica, para conversão de energia solar, são exemplos. Elas estão instaladas no Polo Industrial José Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro.
De acordo com a secretária Jeanine Pires, um grande número de empresários vem procurando a Sedetur, o Banco do Nordeste ou até mesmo a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) para investir industrialmente no estado. A ação fortalece a diversificação da economia de Alagoas.
“A captação de empresas acontece de forma espontânea, com a procura da nossa Secretaria ou de alguns órgãos. Os empresários nos ajudam a dar um passo importante na diversificação da área industrial. Desde empresas existentes, como a Krona, que produz tubos e conexões, a ampliação da planta, até as novas, que surgem em cadeias consolidadas no Estado, como a da química e do plástico. E as que estão chegando, a exemplo do segmento da cerâmica,” explicou a secretária.
Precursora
A empresa ‘Small Glass” foi a primeira empresa captada em sua totalidade pelo atual governo. Ela é fornecedora da PortoBello, ligada à cerâmica, e está instalada no polo industrial de Marechal Deodoro. É produtora de esmalte e colorifícios. Outras empresas dessa cadeia estão em fase de captação.
Jeanine Pires adianta ainda: “Outro trabalho importante está ligado à área moveleira. Visitamos empresas e algumas estão em fase de prospecção. O objetivo é a criação de um polo de plantação de eucalipto, que a médio prazo vai atrair muitos empreendimentos em Alagoas, como a Duratex, em parceria com a Usina Caeté.”
Arranjo Produtivo Local
É considerada uma atividade de extrema importância para a população beneficiada, tal a abrangência e diversidade. A gestora explica que atualmente os Arranjos Produtivos Locais (APLs) tornaram-se uma política de Estado e são instituídos por lei e peças fundamentais na melhoria da renda e fortalecimento de diversas atividades econômicas.
“Foi realizado um levantamento de todos os Arranjos Produtivos Locais do Estado. Os critérios avaliados seguiram regras de hierarquia e priorização. Muitos estão consolidados, outros ainda precisam de apoio, alguns nem eram APLs. A gente pôde entender melhor em que lugares estão e como podemos dar continuidade à parceria com o Sebrae e também como devem cumprir as etapas para receberem os recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza [Fecoep],” destaca ela.
Confira todos os APLs de Alagoas e os segmentos aos quais pertencem:
Turismo – APL Lagoas e Mares do Sul; APL Turismo Costa dos Corais e APL Turismo do São Francisco. Agricultura – APL Apicultura do Sertão; APL Apicultura Litoral e Lagoas; APL Horticultura no Agreste; APL Piscicultura Delta do São Francisco; APL Fruticultura no Vale do Mundaú; APL Mandioca no Agreste; APL Fruticultura no Agreste e APL Rizicultura no Baixo São Francisco. Pecuária – APL Ovinocaprinocultura. Indústria – APL Móveis Maceió e Entorno e APL Móveis do Agreste. Mineração – APL Extração Artesanal de Granito e APL Cerâmico Oleiro na Mesorregião. Serviços – APL Tecnologia da Informação e APL de Fitoterápicos.
Oferta de destinos turísticos
Prestes a finalizar o Plano de Marketing Turístico, a Sedetur vem desenvolvendo uma parceria com o setor privado para aumentar e diversificar a oferta de destinos turísticos em Alagoas, assim como também identificar os que precisam de melhoria, além de desenvolver uma estratégia de quais produtos devem ser associados nos mercados existentes.
Para a secretária, o maior avanço no segmento foi uma parceria coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas com todos os estados do nordeste. Trata-se do “Turismo Week Nordeste”. A finalidade da promoção é desenvolver uma ação que atraia os brasileiros a visitarem a Região Nordeste.
“A ação é muito oportuna, pois além da alta do dólar, de acordo com pesquisas, mais de 47% dos brasileiros que desejam viajar querem visitar o Nordeste. A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo [Brastoa] é parceira nessa atividade e ajuda na união dos estados. Se cada Estado trabalhar isoladamente não terá recurso suficiente para abranger todo o território brasileiro. Juntos, conseguimos R$ 1 milhão. Alagoas, por exemplo, vai disponibilizar R$ 100 mil,” comemora a gestora.
A comunicação será focada no consumidor final. Principalmente por meio de marketing digital. Campanhas em redes sociais, vídeos com personalidades locais. Conteúdo diversificado e interativo serão a marca da mídia. A construção de um site com informações turísticas sobre os principais produtos e destinos do Estado deve estar disponível em setembro. A proposta é oferecer ao viajante a chance de conhecer todos os atrativos de Alagoas, além de informações de roteiros, estadias, opções gastronômicas, agenda cultural e a possibilidade de compartilhar as próprias experiências.
Novidade na captação de vôos
Segundo a secretária Jeanine Pires, a atitude mais importante quanto à captação de voos até o momento é a criação de um regime especial para empresas aéreas. A intenção é reduzir o Querosene para aviação (QAV), desde que a contrapartida da empresa aérea seja trazer novos voos para Alagoas.
“Ela só entra nesse regime especial de benefício, que é reduzir de 17% do ICMS do combustível, para 12%, se trouxer um voo regular internacional, charter doméstico ou internacional, ou, no mínimo, quatro voos regulares mensais,” destaca a secretária.
A gestora finaliza comunicando que os hotéis devem gerar um grande número de empregos nos próximos quatro anos. Com lançamento de um hotel, em meados de 2016, por exemplo, mais de mil empregos diretos serão criados.