Em 2014, Paraná foi o destino de 13,2% dos turistas estrangeiros
Em 2014, o Paraná respondeu pelo destino de 13,2% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil, sendo o quarto estado mais participativo do país. O Paraná também ocupa atualmente a quinta colocação no ranking nacional de agências cadastradas no Ministério do Turismo, com 1.129 unidades.
Os dois destinos mais procurados do Estado são o Parque Nacional do Iguaçu e a Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Somente em 2013, cerca de 2,4 milhões de pessoas visitaram o município por motivos turísticos. Em terceiro lugar está a Linha Turismo, que é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba.
De acordo com a classificação da Paraná Turismo, o Estado está dividido em 14 regiões turísticas. São elas: Litoral do Paraná; Rotas do Pinhão; Campos Gerais, Centro-Sul, a Terra dos Pinheirais; Estradas e Caminhos; Corredores das Águas; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Vales do Iguaçu; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Vale do Ivaí; Roteiros da Comcam e Lagos e Colinas.
A mudança e reorganização atenderam às novas diretrizes do Programa Nacional de Regionalização do Turismo, que priorizaram a gestão descentralizada, os investimentos em qualificação profissional e a infraestrutura.
PARANÁ TURISMO – A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, explica que todos os projetos desenvolvidos pelo Estado na área de turismo têm como objetivo ampliar o fluxo turístico. ”Isso aumenta o número de empresas que oferecem serviços turísticos e gera mais empregos”, afirmou.
Entre as principais ações estão a regionalização do turismo, que agrupa municípios do Estado em regiões turísticas; o cadastramento de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo e o projeto Paraná Mice, desenvolvido pelo Sebrae e Governo do Estado para impulsionar o turismo de negócios. Também há investimentos em marketing turístico, infraestrutura turística, programas de capacitação profissional, gestão empresarial, turismo em áreas naturais, entre outros.
Em junho, o governador Beto Richa lançou o programa Parques do Paraná, que irá estimular o turismo nas unidades de conservação do Estado, ampliar a preservação e promover o desenvolvimento sustentável.