Enoturismo e vinhos discutem-se no Porto

O Porto vai ser palco, durante este mês, da Assembleia Geral da Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos (Great Wine Capitals Global Network). Da agenda desta reunião mundial do vinho e do enoturismo há dois momentos abertos ao público, que irão proporcionar a oportunidade de contactar com grandes especialistas do mundo nesta áreas.

O primeiro terá lugar no dia 7 de Novembro, pelas 9 horas, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, onde decorrerá uma conferência subordinada ao tema “Wine and Nature”, que contará com a presença de conceituados oradores, que falarão da sua experiência e perspectiva sobre a importância das práticas sustentáveis na produção de vinho e o impacto desta estratégia no consumidor. Está confirmada a presença de Erik Wolf, presidente CEO da World Food Travel Association (WFTA), e Mollie Battenhouse – Master of Wine Mollie com 25 anos de experiência no sector da alimentação e vinho como chef, sommelier, directora vinícola, critica e também professora de vinhos nos Estados Unidos.

No dia 8, às 20 horas, no hotel The Yeatman, será realizada uma prova internacional de vinhos, onde será possível apreciar e comparar alguns exemplares dos vinhos que cada uma destas regiões tem para oferecer. A entrada para esta prova de vinhos tem um custo 60 euros.

Refira-se que fazem parte Great Wine Capitals Global Network dez cidades e respectivas regiões vinícolas: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), S. Francisco (EUA), Valparaíso (Chile), Verona (Itália) e o Porto (que representa nesta rede as regiões dos vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes).