Entrevista: conheça os planos e estratégias da Trip TV

Já no ar, a Trip TV – canal por assinatura focado apenas no Turismo – teve início como um serviço on demand. De acordo com o CEO do canal, Marclo Gomes, explicou que existem muitas oportunidades neste tipo de transmissão. “Enquanto as tvs por assinatura do Brasil são divididas por poucas operadoras, quando olhamos para a América Latina e Estados Unidos, a concorrência é muito maior, ou seja, estar no “on demand” e nas Otts é tão importante quanto estar em um canal “linear”, contou.

MERCADO EVENTOS – Depois de iniciar a veiculação via satélite, qual a expectativa de audiência média do novo canal?
Marcelo Gomes – Sabe-se que os canais de nicho como esportes, gastronomia, religiosos, pesca, entre outros, são os que mais canalizam público segmentado e de interesse real. Acreditamos que com a TV Trip não será diferente. Segundo dados recentes da pesquisa do Sebrae sobre o “sonho do brasileiro”, ao contrário do que se imaginava, não é a tão sonhada “casa própria”, mas sim “Conhecer o Brasil”. O Canal Linear, veiculado em todas as operadoras em tvs por assinatura, nos colocará na casa de mais de 50 milhões de assinantes. Além de proporcionar opções para quem quer viajar, o tema levará conhecimento e entretenimento para aqueles assinantes que curtem o tema, gostam de imagens incríveis, querem conhecer o setor e também trazer um canal familiar para dentro de seus lares, 24 horas por dia, 7 dias por semana!

ME – Um canal dedicado ao turismo teve alguma motivação pontual?
Marcelo Gomes – Em 2002, fui contratado para dirigir o projeto de uma TV de Turismo chamada “X-Virtual”. Era um canal com conteúdo dedicado ao turismo, com patrocínios do setor privado. Este projeto foi ao ar por três anos na Net e naquela oportunidade a lei de audiovisual não existia. A X-Virtual, por ser um canal segmentado, estava a frente do seu tempo. Na época TVs por assinatura não possuíam mais de 1 milhão de assinantes. Duas décadas transcorridas, estes números quintuplicaram e novas operadoras ingressaram no mercado com novas tecnologias em exibição, como as Otts (Netflix). Estamos diante de uma audiência de mais de 50 milhões de assinantes em tvs por assinatura e Otts

ME – Fale um pouco do conceito e dos diferenciais que dão sustentação à TV Trip Brasil.
Marcelo Gomes – O diferencial básico está na grade de programas, com 90% dos conteúdos de destinos brasileiros. Foco são micro destinos sem condições de produção “broadcast” de alta qualidade e carentes de visibilidade, mesmo com enorme potencial. Buscamos ampliar a visibilidade das riquezas brasileiras que, em grande parte, são desconhecidas pelo telespectador.

ME – O turismo é considerado vetor estratégico para superar a crise. Como a TV Trip Brasil pode contribuir com esse momento do país?
Marcelo Gomes – Queremos fomentar, por meio da variedade de temas, o Brasil para os brasileiros, além da nossa distribuição na América Latina e futuramente aos EUA, Europa e até mesmo Ásia. Um canal de turismo com tanto conteúdo nacional é capaz de transmitir ao mundo o que o Brasil tem de melhor – além do esporte… Falamos de cultura, lazer, entretenimento e até mesmo transformar o que possa parecer falta de estrutura em conteúdo atraente e rico para aqueles turistas que buscam o rural, o rústico, o natural e o intocado. Mais do que fomentar o turismo de férias, o papel desempenhado pela Tv Trip Brasil inclui a divulgação de atrativos turísticos nacionais voltados à pratica do turismo “bate e volta”, por meio da difusão de informações sobre pequenos vilarejos, bistrôs, recantos e gastronomia localizados a poucos quilômetros de carro e que agradam a toda a família. Isso fomenta o turismo interno consideravelmente. Este mesmo conteúdo, que atrai tanto os brasileiros, é traduzido em outros idiomas para chegar às tvs dos turistas internacionais que passam a criar novos roteiros que saem dos convencionais, mostrando que é necessário permanecer no Brasil por um período muito maior do que se imaginava.

ME – Como os players do turismo recebem um canal dedicado exclusivamente ao setor?
Marcelo Gomes – O setor não só recebeu muito bem, como já é anunciante do canal. Além da condição convencional e comercial, todos os players (incluindo os menores) poderão participar de forma diferenciada. Como? Contextualizando, em programas específicos, seus conteúdos e diferenciais que serão vistos e observados diretamente pelo assinante. Isto causa uma inversão da cadeia que, em geral, disponibiliza material ao consumidor final via agente de viagens somente durante a venda. Neste caso, é o veículo levando a informação diretamente ao consumidor final, que chega ao agente de viagens munido de informações suficientes para adquirir sua viagem.