Em 2017, a Espanha completará 40 anos da primeira marcha do Orgulho LGBT no país. Para comemorar este feito, sua capital, Madrid, promoverá a Word Pride, o maior festival do orgulho LGBT do mundo. Com o slogan ” Viva La vida”, o evento acontecerá entre os dias 23 de junho a 2 de julho de 2017. “Temos expectativa de que o impacto econômico seja de 370 milhões de euros com mais de três milhões de visitantes circulando na celebração”, afirmou Paloma Hernandes, representante do Turismo de Madrid.
O festival contará com manifestações culturais, esportivas, tendo como ponto principal a Conferência Internacional sobre Direitos Humanos, onde ativistas e especialistas da luta LGBT irão mostrar suas propostas para ampliação os direitos em todo o mundo. “Em Madrid já trabalhamos com este nicho, por isso temos catalogadas mais de 500 empresas focadas exclusivamente neste segmento como bares, restaurantes, discotecas, livrarias, agências de viagens, hotéis, etc.” disse Elvira Salazr, da embaixada de Turismo da Espanha.
O segmento LGBT teve um crescimento significativo na última década representando um aumento anual de 12%, segundo FITur Gay. Entre os países que mais enviam turistas deste nicho para a Espanha, o Brasil ocupa o segundo lugar, atrás somente dos Estados Unidos. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros estão Barcelona, Madrid, Ibiza, Sevilha e Valença.
Clara Irigoyen, do TurEspaña, confirmou que haverá diversas ações promocionais no fim deste ano e inicio do próximo para promover o festival. “Iremos criar uma série de capacitações, workshops e famtours para que os agentes aprendam mais sobre este segmento que cresce significativamente a cada ano”, disse.