Espírito Santo intensifica ações para se tornar destino estratégico no turismo brasileiro

Equipe da Setur-ES, Lab Turismo Consultoria e Sebrae-ES com Marcelo Freixo, presidente da Embratur, no estande do Espírito Santo durante WTM Latin America

Com uma extensa agenda na WTM Latin America 2025, a principal feira de turismo B2B da América Latina, o Estado do Espírito Santo reforça seu compromisso em se posicionar de forma estratégica no cenário do turismo nacional e internacional. A delegação capixaba, formada por representantes da Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), Sebrae-ES e do Conselho Estadual de Turismo (Contures), participou de reuniões com grandes players do setor, como Azul Viagens e Decolar, articuladas com o apoio técnico da Lab Turismo Consultoria.

A participação na WTM, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi um passo fundamental dentro de um movimento mais amplo liderado pelo Contures, com o objetivo de fortalecer a imagem do Estado como um destino completo e atrativo para diferentes perfis de viajantes. Além disso, as ações estão inseridas em um novo momento vivido pelo Sebrae-ES, que agora conta com Valdeir Nunes como novo presidente e passa a priorizar de forma estratégica o turismo como vetor de desenvolvimento para a economia local.

Durante a feira, foram realizadas reuniões de alto nível com foco em projetos estruturantes. A agenda contou com a presença do secretário de Turismo do Espírito Santo, Victor Coelho, do presidente do Contures, Valdeir Nunes, da subsecretária de Turismo do Estado, Lorena Vasques, e de Renata Vescovi, representante da diretoria do Sebrae-ES. As conversas com operadoras e companhias aéreas avançaram no sentido de ampliar a conectividade aérea do Estado, com planos de voos dedicados para o público turístico, e em ações conjuntas de promoção dos atrativos capixabas nos principais canais de venda para o trade e mídia do setor.

Reunião estratégica do Espírito Santo com gestores da Azul Viagens – Divulgação: Lab Turismo

“Estamos construindo um novo posicionamento para o Espírito Santo no mercado turístico. As reuniões realizadas durante a WTM mostraram o interesse das grandes operadoras e empresas do setor em apostar no potencial do nosso Estado. Essa articulação entre poder público, setor privado e entidades como o Sebrae é fundamental para consolidarmos o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável”, afirma Valdeir Nunes, empresário do setor e novo presidente do Contures, que tem atuado para dar mais dinamismo à governança estadual do turismo.

A consultoria estratégica da Lab Turismo Consultoria, contratada pelo Sebrae-ES, vem apoiando o Contures em um processo estruturado de análise de cenário, planejamento e requalificação da governança turística do Espírito Santo. O trabalho inclui o redesenho das instâncias de governança, aproximação com o trade nacional e construção de uma agenda de inovação e promoção para o setor. A presença articulada na WTM é uma das frentes dessa atuação.

“O Espírito Santo vive um momento estratégico de valorização do turismo. Estamos trabalhando para ampliar rotas aéreas e integrar os diversos destinos capixabas ao mercado nacional com mais visibilidade. Nossa diversidade natural, cultural e gastronômica tem tudo para conquistar mais viajantes — e estamos criando as condições para isso acontecer”, reforça Victor Coelho, secretário de Turismo do Estado.

Os encontros realizados na feira geraram encaminhamentos concretos para futuras parcerias promocionais, estudos de viabilidade de novas rotas e ações de co-marketing com operadoras e companhias aéreas. A previsão é que, nos próximos meses, o Estado anuncie novidades que impactarão diretamente o fluxo de visitantes.

Com produtos turísticos já consolidados — como as montanhas do Caparaó, o litoral da região metropolitana, a cultura e gastronomia de Vitória, Vila Velha e Anchieta, e o enoturismo e agroturismo nas regiões serranas — o Espírito Santo tem agora um desafio claro: elevar sua visibilidade e competitividade no mercado. A WTM 2025 foi o palco para essa virada, e os próximos capítulos prometem um reposicionamento vigoroso do Estado no mapa do turismo brasileiro.