Algumas das armas encontradas em bagagem de mão nos aeroportos americanos em 2014; apreensões subiram 22% e foram recorde (Foto: TSA/Transportation Security Administration)
O número de armas de fogo apreendidas na bagagem de mão de passageiros nos aeroportos dos EUA bateu recorde em 2014. Fiscais encontraram 2.212 armas, 80% delas carregadas, no ano passado, informou a TSA (Transportation Security Administration).
Uma granada foi encontrada na bagagem de mão
de um passageiro no aeroporto de Los Angeles
(Foto: TSA/Transportation Security Administration)
É um aumento de 22% em relação ao ano anterior e representa uma média de mais de 6 armas interceptadas por dia.
Mais de 80% das armas estavam carregadas, afirmou a agência federal em um comunicado. Em 2014, 653,5 milhões de passageiros e 1,7 bilhões de malas de mão foram inspecionados no país.
Nos EUA, armas de fogo podem ser levadas em viagem na bagagem despachada, desde que estejam descarregadas e embaladas de forma segura em um recipiente trancado.
Lâminas em cartão do Scooby Doo
(Foto: TSA/Transportation Security Administration)
Dallas, Atlanta, Phoenix, Houston e Denver lideram a lista de 224 aeroportos — 19 mais do que em 2013 – nos quais os inspetores da TSA impediram que passageiros levassem armas nos voos.
Lâminas em cartão do Scooby Doo
Além das armas de fogo, foram apreendidos em 2014 uma granada de mão em Los Angeles – descoberta que provocou o atraso de cinco voos – e seis explosivos plásticos em Tampa, na Flórida.
Eles também encontraram lâminas afiadas escondidas dentro de um cartão do personagem Scooby Doo em Newport News, no estado da Virginia.
Veja objetos curiosos apreendidos em aeroportos dos Estados Unidos em 2013
Pela lei federal do pais qualquer um que tente entrar em um voo comercial com uma arma como item de mão, carregada ou não, pode ser processado criminalmente e pagar multa de US$ 10 mil.