EUA e Alemanha escolhem Niterói para treinamento pré-olímpico
Faltando pouco menos de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mais duas delegações anunciaram o local de treinamento de seus atletas. Niterói foi a cidade escolhida pelas equipes de vela olímpica dos Estados Unidos e da Alemanha.
Localizado às margens da Baía de Guanabara, o Clube Naval Charitas receberá as duas delegações que enviarão cerca de 100 integrantes, entre atletas, técnicos e equipe de apoio. A escolha da cidade se deu, especialmente, pelas condições climáticas favoráveis, como a predominância de ventos e a movimentação das marés, essenciais em modalidades como a vela olímpica.
A cidade de Niterói, localizada a 13 quilômetros da capital carioca, é banhada pela Baía de Guanabara e pelo oceano Atlântico – e recortada por 13 praias e uma marina pública, que atende à demanda de pequenas e médias embarcações.
O Ministério do Turismo estima que 380 mil estrangeiros visitem o país durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, e de 7 a 18 de setembro de 2016, respectivamente. No início do ano, a delegação canadense de atletismo anunciou que faria da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) seu centro olímpico. Já a Grã-Bretanha, decidiu que treinaria seus atletas de natação e atletismo na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nos próximos dias, outras delegações devem anunciar seus centros de treinamento.
Começou nesta terça-feira (31) a inscrição para a venda de ingressos dos jogos olímpicos de 2016. Os torcedores já podem pedir entradas para a maior parte das 700 competições esportivas previstas. Em junho acontece o sorteio da primeira fase de vendas e, em julho, começa a segunda etapa de solicitação de entradas, com sorteio em setembro. Os preços variam entre R$ 40 e R$ 600.