Europa investiga Disney de Paris por cobrar mais de alemães e britânicos
Bruxelas est investigando a Disneylndia de Paris por supostamente cobrar mais de clientes alemes e britnicos com base no lugar em que vivem, na salva inicial de uma campanha mais ampla contra a discriminao de preos na Europa.
A campanha repressiva de Bruxelas tem implicaes mais amplas para o setor de varejo e servios: a Comisso Europeia est estudando queixas contra a Amazon, redes de hotis na Espanha, operadoras de telefricos para esqui na ustria —e at mesmo sobre o sistema de banheiros pblicos de Veneza.
Na tera-feira, a comisso instruiu a Frana a investigar se o parque temtico estava manipulando preos de maneira desleal, apontando que, em certos casos, um consumidor francs pagava 1.346 euros por um pacote premium enquanto os visitantes britnicos pagavam € 1.870 e os alemes € 2.447.
A menos que as companhias cumpram critrios rigorosamente definidos, a diretriz da Unio Europeia sobre os preos de servios probe forar um consumidor a pagar mais simplesmente por conta de sua nacionalidade ou pas de residncia.
Consumidores acusaram a Disneylndia de Paris de bloquear ilegalmente seu acesso s ofertas mais acessveis disponveis para os moradores da Frana ou Blgica. Isso realizado em geral por meio de sistemas de pagamentos e entregas que tomam por base a residncia do comprador, ofertas seletivas, ou pelo redirecionamento de consumidores aos sites da companhia em seus pases, nos quais os preos oferecidos so mais altos.
Elzbieta Bienkowska, comissria da Unio Europeia para o mercado unificado, disse que a srie de queixas era “muito significativa, especialmente em um ou dois casos”.
” hora de descobrirmos o que est por trs disso”, ela afirmou. “Estou interessada em respostas e explicaes. primeira vista, me parece difcil encontrar justificativa objetiva para esse tipo de prtica”.
Um porta-voz da BEUC, a unio europeia de defesa do consumidor, recebeu positivamente as medidas da comisso para impor suas regras e “esclarecer o que constitui uma discriminao injustificada”.
“O geobloqueio pode resultar em discriminao de preos, contraria os princpios do mercado unificado e restringe a escolha dos consumidores”, disse o porta-voz.
As observaes iniciais apontam que consumidores britnicos pagam cerca de 15% a mais pelos passes de um dia para a Disneylndia, de acordo com a avaliao preliminar da Unio Europeia. Os consumidores franceses tambm se beneficiam de outras vantagens, entre as quais grandes descontos para famlias, tarifas especiais, pacotes anuais, opes de pagamento em prestaes, e ofertas para comprar ingressos para um dos parques Disney e no os dois.
Sob as regras da Unio Europeia, os preos podem variar com base em nacionalidade se houver razes objetivas, como condies de mercado diferentes, flutuaes sazonais de demanda ou perodos de frias diferentes. A Disneylndia de Paris diz que suas promoes em mercados locais se baseiam em padres de reservas e nas datas das frias escolares.
Mas um estudo da Comisso Europeia sobre os rivais da Disneylndia de Paris na Europa – entre os quais o Legoland, da Dinamarca, e o Tivoli Gardens no Europapark da Alemanha – constatou que outras operadoras no variavam seus preos com a mesma amplitude.
O ataque de Bienkowska discriminao de preos parte de um esforo mais amplo da comisso para erradicar o chamado “geobloqueio” na Europa, sob o qual os endereos de Internet ou a origem dos cartes de dbito dos consumidores podem ser usados para impedi-los de adquirir determinados servios.
Um caso separado da Comisso Europeia quanto a questes de competio, lanado na semana passada, acusa grandes estdios de Hollywood e a Sky UK de um acordo ilegal para impedir que consumidores da Unio Europeia ganhem acesso a servios de TV paga disponveis no Reino Unido e Irlanda. Todas as companhias envolvidas esto contestando as acusaes.
Se a Frana no agir com relao Disneylndia, a Comisso pode abrir um processo contra o governo do pas. Diante de objees regulatrias semelhantes no ano passado, as locadoras europeias de automveis concordaram em parar de redirecionar os consumidores aos sites de seus pases de moradia.
Os crticos da campanha de represso contra a “discriminao de preos” argumentam que as prticas representam um modelo legtimo de formao de preos que permite que as companhias respondam s diferenas entre os mercados locais europeus e evitem uma unificao de preos.
A Disneylndia de Paris defendeu sua poltica de preos, afirmando que oferecia descontos e promoes bem fundamentados em mercados locais. “Quando adquirido diretamente da Disneylndia de Paris, o custo de um pacote bsico de visita —sem ofertas promocionais— idntico em todos os mercados, desconsideradas as taxas de cmbio”, a companhia afirma.
“Ao longo do ano, tentamos atrair visitantes de diferentes mercados por meio de ofertas com datas especficas que podem incluir descontos. Essas promoes consideram fatores como o calendrio de frias e feriados escolares e os padres de reservas”.
A companhia acrescentou que os consumidores podem contatar o servio central de reservas se desejam ver uma promoo fora de seu mercado local, “e solicitar aquela reserva especfica”.
Traduo de PAULO MIGLIACCI