Evento em Miami mostra inovação no setor de viagens

assinatura_e-mailassinatura_e-mailA Phocuswright Conference, um dos mais importantes eventos de inovação para o setor de turismo do mundo, começou nesta segunda-feira em Miami, na Flórida (EUA).

O evento reúne os executivos mais influentes do mercado para discutir o cenário atual e o futuro do turismo. Neste ano o tema é “I, traveller: Embracing Post Mobile”, colocando toda a luz na experiência do viajante e considerando que as ferramentas, tecnologias e soluções são meios para melhorar cada vez mais a bagagem que o turista leva de uma viagem.

Screen-Shot-2015-11-10-at-9.07.35-AMScreen-Shot-2015-11-10-at-9.07.35-AM

Num formato distinto dos anos anteriores, a conferência adicionou um dia à sua programação para receber 21 empreendedores de diversos lugares no mundo, inclusive um brasileiro. São startups que ainda não atingiram US$ 1 milhão de investimentos e seus representantes tiveram seis minutos para apresentar o negócio, seu diferencial e seu potencial para seis avaliadores, que fizeram perguntas e provocaram as oportunidades de melhoria.

A banca foi formada por Bill Carroll, professor, da Cornell University, Sam Shank , CEO do HotelTonight, Cameron Yuill, fundador do Propeller.vc, Dean Forbes, CEO da KDS, Drew Petterson, CEO da CheckMate, e Ned Williams, sócio do Brook Venture Fund.

Entre as novidades estão soluções para buscas personalizadas de hotéis que consideram o perfil de consumo e a influência do hóspede, aplicativo para aluguel de barcos em diversos países, aplicativos que facilitam a busca de experiências e programações de lazer nos destinos, OTA focada no inventário hoteleiro para portadores de mobilidades reduzidas, aplicativo para encontrar guias locais (pessoas!), para conhecer a cidade e uma comunidade para mulheres que viajam sozinhas, entre outro.

A lista completa das empresas, o resumo das apresentações e os links para cada website está disponível no Disque9.

O resumo do que ouvimos é que há abundância de informações e opções de viagens e planejá-la é difícil, doloroso, chato. É preciso criar facilidade para a tomada de decisão e organização das viagens e informações adequadas para diferentes grupos. As soluções apresentadas prometem trazer conveniência e velocidade nesta tarefa.

A Phocuswright Conference está dividida em três partes: Battleground, Travel Innovation Summit, que acontecerá na terça e na quarta-feira no mesmo formato de apresentações de seis minutos com empresas maiores e mais consolidadas, e o Center Stage, com palestras e painéis dos principais executivos do mercado, na quarta e na quinta-feira.

Na quinta-feira haverá um painel sobre “A Real Promessa da América Latina” com a participação da empresa argentina AlMundo e das brasileiras ViajaNet e Submarino Viagens, que será moderado por Lorraine Sileo, vice-presidente sênior de pesquisas da Phocuswright e Carolina Haro, sócia-diretora da Mapie, empresa associada da Phocuswright no Brasil e no Chile.

Por Tricia Neves, do blog Disque9