Fenagri começa hoje em Juazeiro
A 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) será aberta hoje na área externa do Juá Garden, em Juazeiro. O evento, de acordo com os organizadores, é considerado o maior com foco na fruticultura irrigada na América Latina. Este ano com o tema “Cultivando os sabores e valores do vale”, a expectativa é que cerca de R$ 5 milhões em negócios sejam realizados na feira, que evidencia a economia solidária, apicultura, agricultura familiar, piscicultura, além de atividades como caprinocultura, viticultura, enoturismo, pesquisas e novas atividades para a região.
Durante os quatro dias do evento são esperadas 40 mil pessoas, entre produtores rurais, empresários, pesquisadores e estudantes do Brasil e de alguns países convidados. A organização é da prefeitura de Juazeiro e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj).
Hino nacional nas escolas
As escolas da rede pública de Olindina e Crisópolis deverão executar o Hino Nacional uma vez por semana para não ser punidas. A ordem, que está causando alvoroço nas duas cidades, veio do juiz substituto de Olindina, José Brandão, que expediu um ofício circular dirigido aos secretários de educação dos dois municípios, determinando o cumprimento da lei dos símbolos nacionais. No documento o juiz salientou que a medida está prevista na Lei 5.700/70, que obriga o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, assim como o canto e interpretação da letra do Hino Nacional uma vez por semana. O juiz já havia determinado a medida em outras comarcas em que atuou, como Santo Estêvão e Cícero Dantas.
Lúcio e a ‘quentinha’
O deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) colocou a foto de uma “quentinha” em seu perfil do Twitter e escreveu que se tratava de uma maneira de “ganhar tempo”, já que a pré-campanha para deputado federal estaria tomando sua agenda.
– Não para um minuto, o almoço hoje é na quentinha, e vamos que vamos – escreveu.
Geddel recusa refeições
Enquanto isso, preso em isolamento disciplinar no Presídio da Papuda (DF), o ex-ministro Geddel Vieira Lima tem se recusado a receber todas as refeições diárias e a sair para o banho de sol a que tem direito.
Formação de chapa
A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) aponta que é o presidente do partido na Bahia, Davidson Magalhães, o responsável pelas conversas com Rui Costa sobre a formação da chapa do governador à reeleição. De acordo com ela, num “clima bastante amistoso”, o PCdoB poderá ainda compor a chapa em uma das suplências.
Sobre Manuela D’Ávila, frisou que a pré-candidata à presidência da República pelo partido vem deixando claro que não será um “óbice à unidade [da esquerda]”:
– Evidentemente é necessário que um gesto de outros partidos seja realizado – opinou.
A deputada ressaltou que o lançamento do “Manifesto por Uma Frente no Parlamento Compromissada com a Reconstrução e o Desenvolvimento do Brasil”, na semana passada, pelas fundações dos partidos PT, PSOL, PCdoB, PSB e PDT, seria uma sinalização no sentido desta união.
POUCAS BOAS
* O projeto “Quintais Produtivos, Agroecologia e Segurança Alimentar no Vale do Rio Guará em São Desidério”, organizado pelos professores Valney Rigonato e Mário Alberto, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), está em fase de implantação com apoio da prefeitura local. Financiado por um fundo internacional, tem a proposta final de alcançar toda a região dos vales da região oeste da Bahia.
* A prefeitura de Salvador está convocando todos os proprietários de covas perpétuas nos cemitérios municipais de Brotas, Paripe, Periperi, Plataforma, Pirajá e Itapuã para atualização e recadastramento do termo de posse.
Miriam Hermes e Juliana Dias